“Até o início da semana devemos ter a resposta”

CONFIANÇA: Machado acredita na escolha. Crédito: Arquivo | GES
Canoas - Faltando menos de uma semana para o encerramento do prazo que a Fifa deu para as seleções anunciarem onde ficarão instaladas durante a Copa do Mundo, Canoas se mantém esperançosa em relação à vinda da Argélia. De acordo com o secretário extraordinário da Copa, Marcus Vinícius Machado, o embaixador da Argélia no Brasil, Djamel Eddine Omar, já fez sua escolha por Canoas e está a reivindicando para a Federação Argelina de Futebol, que tem a decisão final sobre o assunto. “A decisão final deverá ser informada entre segunda e terça-feira. Estamos otimistas, embora saibamos das dificuldades”, revelou o titular da Secopa.

Após ter visitado o CT do Atlético de Sorocaba, no final de fevereiro, a delegação argelina fez uma série de exigências. Quando retornaram, no dia 10 de janeiro, nenhuma delas teria sido cumprida. Desgostosos com a situação, os africanos decidiram conhecer a estrutura do Complexo Esportivo da Ulbra, após visita do secretário da Copa à Embaixada da Argélia, em Brasília, no início do ano.

Conta a favor de Canoas, além da infraestrutura do complexo, a privacidade que ele oferece aos atletas. O trajeto do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, até o CT foi percorrido em 21 minutos, conforme Machado. “A Fifa exige até 30 minutos de deslocamento, o chamado perímetro de segurança. E o cumprimos com sobras, sendo que estávamos com cinco veículos”, completou.

Apreensão na “concorrência”

Apesar de diversos veículos de imprensa do centro do país terem dado como certa a ida da seleção argelina para Sorocaba, nenhum órgão oficial do município do interior paulista confirma a informação. Ontem, durante o programa “O D da Questão”, da Rádio Ipanema, de Sorocaba, o jornalista Djalma Luis Benette (foto) falou sobre as especulações. “Embora muita gente tenha falado que a Argélia viria para cá, ainda não se viu qualquer confirmação à respeito”, ressaltou. Benette disse ainda que o secretário municipal de Desenvolvimento Humano de Sorocaba, Geraldo Almeida, que faz parte do Comitê Paulista da Copa, está “com o pé atrás” diante da indefinição. “Ele disse para rezarmos para a santinha Julieta, nossa padroeira não-oficial”, brincou o comunicador. Outras duas seleções que já haviam confirmado estadia no interior paulista podem não confirmar, o que abre mais duas possibilidades para Canoas sediar treinos durante a Copa.

Comentários