ANDRÉ JARDINE | Definidos os semifinalistas da Copa Santiago

Crédito: Ieda Beltrão | Kokka Sports | Divulgação
A noite desta quarta-feira, 22, definiu as quatro equipes que ainda seguem em busca da conquista da 26ª edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil. Todos os enfrentamentos desta fase ocorreram no Estádio Municipal Alceu Duarte de Carvalho.

Na primeira partida eliminatória, sob forte calor, o Grêmio do técnico André Jardine venceu o Independiente Del Valle do Equador pelo placar de 2 a 0. Vico e Nicolas fizeram os gols do tricolor, que não conquista a competição desde 2008.


Na segunda partida da noite, Internacional e Criciúma fizeram um confronto tumultuado, onde a equipe catarinense teve dois atletas expulsos. O Criciúma saiu na frente, mas o Inter, atual pentacampeão do torneio, obteve a classificação de virada. Gustavo, Ruan, Silas e Renan anotaram os gols colorados.

Depois, o Nacional do Uruguai, única equipe 100% na competição, enfrentou os donos da casa. O time uruguaio abriu dois gols de vantagem e quando parecia que conquistaria a vaga com certa tranquilidade, viu o Cruzeiro de Santiago empatar a partida. No entanto, no fim do duelo, num gol bastante polêmico, o time do país vizinho marcou o gol que lhe garantiu a passagem às semifinais. Os santiaguenses alegam que a bola havia saído pela linha lateral no início da jogada que resultou no tento uruguaio.

E para fechar a noite, Corinthians e Guarani do Paraguai fizeram o jogo mais equilibrado das quartas de final. O time paraguaio saiu na frente e segurou o resultado até os minutos finais. No apagar das luzes o time paulista fez o gol de empate e levou a decisão da vaga para as penalidades, nas quais o Timão foi mais competente e venceu por 4 a 1.

Os confrontos das semifinais da Copa Santiago ficaram assim:

20h – Internacional x Nacional (URU)
22h – Grêmio x Corinthians

Após a vitória de 2 a 0 sobre o time equatoriano do Independiente Del Valle, o técnico do Grêmio André Jardine fora perguntado se preferia Corinthians ou Guarani. “Quem vier, veio! Viemos aqui para nos apresentar e vencer, independente do adversário. Não dá para escolher”, avaliou.

O certo é que tem todos os ingredientes para um jogo difícil. Além do desgaste, já que as duas equipes jogam cerca de 24 horas depois das quartas de final, nos últimos anos, o Corinthians vem mostrando qualidade nas categoria menores. Uma prova disso é que está na decisão das principais competições de base do país. No próximo final de semana, dias 25 e 26, o time paulista disputa as finais da Copa São Paulo de Juniores (sub-19) e da Copa Votorantim (sub-15), contra Santos e São Paulo, respectivamente.

Jardine está ciente da dificuldade da partida. “O Corinthians vacilou no início nos empates contra os catarinenses Avaí e Criciúma, mas está invicto e vem crescendo na competição. Será um jogo duro. No entanto, confio muito na minha equipe”, disse.

Dos quatro semifinalistas, apenas o Corinthians não foi campeão. O Inter é o recordista de títulos com 12 conquistas. O Grêmio tem seis e o Nacional duas. O Técnico André Jardine tem dois troféus da Copa Santiago no currículo, quando ainda defendia as cores do Sport Club Internacional.

Comentários