RAFAEL FERNANDES | Goleiro transfere-se para o São Paulo

Crédito das fotos: Arquivo pessoal
Após oito meses vestindo as cores alvinegras do Vasco da Gama, o jovem arqueiro está de mudança para o Estado de São Paulo. Com o término do Campeonato Carioca sub-13, competição na qual foi vice-campeão, Rafael aceitou convite do tricolor paulista e foi realizar um período de testes no clube, onde foi aprovado.

Renato Fernandes, pai do atleta, faz questão de ressaltar o respeito que teve com o Vasco e com as pessoas com as quais Rafael trabalhou durante o período em que foi jogador vascaíno. “Recebemos este convite em abril, mas entendemos que não seria ético mantermos relação com outro clube enquanto estávamos vinculados ao Vasco. Com o término da temporada, optamos por conhecer de perto as condições que o São Paulo tinha a oferecer”, esclareceu.


Rafael foi submetido a um período de avaliação entre os dias 09 e 13 de dezembro no Centro de Formação de Atletas do município de Cotia, que fica a 30 quilômetros da capital paulista. Durante aquela semana, o goleiro ficou hospedado no alojamento do clube, que tem capacidade para abrigar 148 atletas.

O Centro do São Paulo é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento. Atualmente, é considerado um dos maiores pólos sul-americanos de intercâmbio esportivo, recebendo delegações de diversos esportes e de todas as regiões do planeta.

“Somos muito gratos ao Vasco, que sempre nos acolheu muito bem. É um grande clube também, mas entendemos que será um salto de qualidade na trajetória do Rafael, pois o São Paulo oferece uma das melhores estruturas de base do mundo”, acrescentou Renato Fernandes.

Um ano sem tomar gols

 A passagem pelo Vasco foi exitosa. De abril de 2013, período em que se apresentou ao clube, até o dia 30 de novembro, Rafael disputou duas competições e chegou a final de ambas. Foi campeão e goleiro menos vazado da Copa Espírito Santo e vice-campeão estadual. O ex-camisa um cruzmaltino encerrou sua passagem pelo time carioca sem sofrer um gol sequer.

Rafael cita que foi feliz no time de São Januário e se mostra ciente da responsabilidade que vai encarar. No entanto, mantém serenidade diante do novo desafio. “Fui feliz no Vasco e me sinto orgulhoso com o interesse de mais um grande clube. A responsabilidade também se torna cada vez maior, mas estou tranquilo. Estou em busca do meu sonho de se tornar um jogador profissional”, revelou.

O interesse do São Paulo surgiu em janeiro desse ano, quando Rafael estava disputando a VI Copa Internacional de Vacaria, no interior do Rio Grande do Sul. A trajetória com a camisa um são paulina, que já teve grandes goleiros como Waldir Peres, Gilmar Rinaldi, Zetti e Rogério Ceni, inicia no dia 27 de janeiro de 2014, data da apresentação ao novo clube. Enquanto isso, a jovem promessa curte as férias no litoral norte gaúcho, onde irá passar a virada do ano com os familiares.

Comentários