PAULO TURRA | Técnico fecha 2013 entre os principais nomes da nova geração, apto a trabalhar no mundo todo

Crédito da foto: Arquivo Pessoal | Kokka Sports 
Entre os dias 13 e 19 de Dezembro, o técnico Paulo Turra participou, na Granja Comary, em Teresópolis/RJ, do Curso de Treinadores CBF Licença 'A' / Nível 3. Convidado pela Confederação Brasileira de Futebol, Turra esteve entre pouco mais de 50 técnicos ou futuros técnicos promissores do futebol brasileiro. Ao lado dele, estiveram outros ex-atletas de sucesso como o pentacampeão Ricardinho; o ex-meia Paulo Isidoro; o ex-volante Doriva; o ex-atacante Rodrigo Mendes; o ex-zagueiro Mauricio Copertino; e o ex-goleiro Wellerson.


Dentre os palestrantes, estiveram o Coordenador Técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira; Marquinhos Santos, novo técnico do Bahia; Ricardo Drubscky, novo treinador do Criciúma; e Geraldo Delamore, novo técnico do Juventude, ex-auxiliar de Tite. A abertura do curso foi de Frank Wormuth, técnico da seleção sub-20 da Alemanha, que ainda deu aulas práticas sobre sistema de jogo no futebol alemão.

- O curso foi muito bom para minha atualização. Foram matérias interessantes e aulas práticas na Granja Comary. Falamos sobre sistema de jogo, cargas de trabalho, tecnologia no trabalho, fisiologia, analise tática, função do treinador, departamento médico, marketing e também sobre a área jurídica. Foi uma semana intensa, das 8h às 19h30min, todos os dias, e ainda levamos trabalhos para realizarmos individualmente - conta Paulo Turra sobre o curso que licencia o profissional a trabalhar no mundo todo.

Com proposta do futebol coreano e sondagens do futebol brasileiro, Paulo Turra ainda não definiu seu clube para o ano que vem. Em 2013, trabalhou no futebol paranaense: no Cianorte, onde havia sido vice-campeão do Interior em 2012, e no Operário, onde foi vice-campeão do Interior nesta temporada. Meses antes do curso de treinadores da CBF, Turra havia realizado um estágio no Corinthians com Tite, que foi seu treinador no Caxias Campeão Gaúcho de 2000.

CURIOSIDADE TRICOLOR

O zagueiro Pedro Geromel, 28 anos, provável reforço do Grêmio para 2014, foi uma espécie de substituto de Paulo Turra em Portugal. Quando Turra deixou o Vitória de Guimarães para defender o Hibernian, da Escócia, na temporada 2005/2006, seu clube em Portugal contratou Geromel, que havia apenas feito sua primeira temporada como profissional, no Chaves.

Foto: Divulgação | Kokka Sports

Comentários