Paulão é o chefe do COL no Estado

 Paulão vai montar e dirigir equipe que organizará Mundial na capital gaúcha
Decisão foi anunciada ontem no Rio

MORENO CARVALHO

Canoas - O Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 definiu, ontem, quem será o gerente do escritório que será aberto em Porto Alegre. E o escolhido é nosso: Paulo Jukoski, o Paulão, um dos idealizadores do projeto do Canoas Vôlei, sendo treinador por duas temporadas e assumindo como diretor-executivo há cerca de um mês. “O convite foi oficializado ontem (segunda-feira) à noite. É uma alegria imensa poder participar de um evento como a Copa do Mundo, agora vou me ambientar até que se defina o dia que começarei a trabalhar”, comenta.

O certo é que Paulão não deixará o cargo na direção do Vôlei. “Estamos no terceiro ano do projeto, o que me orgulha muito. Apesar de serem ações paralelas, dá para conciliar o trabalho, já que contamos com uma equipe competente dirigindo o Canoas”, acrescenta. Paulão afirma que o local do escritória na capital está sendo analisado, mas deverá ficar próximo ao Estádio Beira-Rio.

Escolha do nome foi criteriosa

O Comitê buscava o perfil ideal para o cargo e o encontrou em Paulão. Ele terá a função de montar e dirigir uma equipe de cerca de 25 pessoas que vai trabalhar, para o COL, na organização do Mundial em Porto Alegre. A escolha foi criteriosa e veio após muitas entrevistas e reuniões. “Acredito que tenha pesado a meu favor a experiência que tive em Olimpíada, no Ministério do Esporte, além do projeto em Canoas”, observa.

Paulão, que esteve no Rio para entrevistas com o CEO do COL, Ricardo Trade, começa a trabalhar imediatamente. Seu primeiro compromisso será a visita do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, no dia 7 de outubro, a Porto Alegre.

Em relação a sua ligação com a cidade, Paulão prefere ser cauteloso, já que Canoas é candidata a Centro de Treinamento de Seleção. “Sempre fui imparcial e a decisão pelos municípios que receberão equipes será técnica e não política, até pela seriedade que o evento merece. Conheço bem o Estado e a briga será excelente”, pondera Paulo Jukoski.

Secopa comemora decisão

O COL foi criado para organizar questões específicas da Copa. Para isso recebe verba da Fifa. A sede do comitê fica no Rio, mas as demais 11 cidades do Mundial já estão recebendo escritórios. Ter uma pessoa ligada à cidade como chefe no Rio Grande do Sul é motivo de comemoração por parte do secretário da Copa, Marcus Vinícius Machado. “Paulão demonstrou competência, especialmente na atividade administrativa junto ao time de vôlei local. A presença dele será importante para todas as cidades que pleiteiam ser Centro de Treinamento”, ressalta. “Nossa expetativa está renovada, nos sentimos representados, já que Paulão conhece a estrutura de Canoas”, completa.

PARA QUÊ 
SERVE

Entre as várias atribuições do Comitê Organizador Local estão o controle das obras nos estádios, estruturas temporárias, atendimentos às seleções (incluindo todos os voos fretados dos times em 2014), catálogo dos Centros de Treinamentos de Seleções e segurança. Os gerentes locais darão todo o apoio para estas demandas. 

Comentários