Estância representará o futebol da cidade

EQUIPE: sub-19 disputará a Copinha e, em 2014. Foto: Vinícius Carvalho/GES
MORENO CARVALHO

Canoas - Foi apresentada na tarde de ontem a equipe profissional da Associação Cultural Beneficente Estância Velha, escolhida pela Prefeitura de Canoas para representar a cidade em campeonatos estaduais e nacionais. O projeto de futebol será implantado em 2014, com recursos da Lei Pró Esporte constituindo oito núcleos de formação de futebol para crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos, oriundos do Programa Atleta Cidadão do Futuro, que receberão trabalhos de preparação física e fundamentos do futebol. O evento oficial ocorreu no saguão do prédio 15 do Unilasalle e contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, secretários municipais, dirigentes do clube e patrocinadores. O primeiro desafio do Estância Canoas será hoje, em Porto Alegre, quando a equipe estreia na Copa FGF Sub-19, contra o São José, no Estádio Passo D'Areia. Os juniores serão base do time principal que disputará a Segundona 2014 do Gauchão.

Projeto indica construção de 
novo estádio no município

O Projeto ainda prevê a construção de um campo de gramado sintético com iluminação e arquibancadas. Conforme o secretário do Esporte e Lazer, Edimilson Tresoldi, o local já está definido. “Será no Parque Eduardo Gomes. Canoas merece um local que ofereça condições de sediar grandes eventos esportivos”.

Macarius Boscaini, gerente de futebol do Estância, lembra o fato de o clube ser, desde a fundação das categorias de base, mantido pelos pais de atletas. Ele ressaltou os quesitos, segundo ele, levaram a Prefeitura a escolher o Estância. “Temos situação irregular, não temos dívidas e contamos com sede própria”, ressaltou.

“Fizemos parceria com a prata da casa, o Estância, clube de onde nasceu a cidade e que passou por muitas dificuldades”, comentou o prefeito.

Clubes serão
reforçados

Conforme Tresoldi, os oito núcleos aproveitarão as estruturas dos clubes amadores. “A Prefeitura irá ceder treinadores, preparadores físicos e fisioterapeutas, além de melhorar os gramados, vestiários e cercamento”. Os atletas que forem identificados com potencial para o esporte de auto rendimento irão, automaticamente, para o Estância.

Comentários