Comendo a bola

Grêmio, de Alex Telles, vive momento especial. Foto: Carlos Costa/LancePress
Jogando com muita garra e determinação, superior ao adversário durante toda a partida, o Grêmio venceu o Flamengo pelo placar de 1 a 0 em jogo realizado na noite deste sábado, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. O gol da vitória foi marcado por Pará, cobrando falta, logo aos 7 minutos de jogo. O resultado positivo foi o quarto consecutivo dentro da competição mantendo o Tricolor na terceira colocação na tabela do Brasileirão com 28 pontos.

Ferrolho Tricolor 

Um sistema defensivo impecável. Este tem sido o Grêmio das últimas cinco partidas, onde conseguiu quatro vitórias no Brasileirão e, num jogo de castigo, perdeu para o Santos na Copa do Brasil, em partida que poderia ter vencido com facilidade. Dida, uma muralha em baixo dos paus; Pará e Alex Telles, voluntariosos na defesa e eficientes na frente; Bressan, Rodolfo e Werley, os anjos da guarda; além dos volantes Souza, Ramiro e Riveros, incansáveis no dever de proteger a defesa, fazem do Tricolor um time competitivo, mesmo que com poucos jogadores ofensivos. 

Ofensivo, sim senhor

Com três zagueiros, dois alas que, por vezes, são muito mais laterais, e três volantes, o time de Renato consegue ser ofensivo. Por mais incrível que possa parecer, o Grêmio tem sido dono dos jogos que disputa. Mesmo sem a maior posse de bola - pois deixa o adversário carregá-la até a intermediária - , o Tricolor tem as melhores situações de gol e não deixa os adversários chegarem com perigo, com raras exceções.

Será que voltam 

Elano, Zé Roberto e Vargas, titulares incontestáveis até dias atrás, não devem voltar ao time titular. Pelo menos dois deles devem ficar no banco. Kleber e Barcos são intocáveis com o futebol que estão apresentando. Assim, o chileno, mesmo em boa fase, terá de esperar. O mesmo ocorre com Elano. Com a capacidade física reduzida, está muito atrás dos volantes que vem jogando. Já Zé Roberto, este sim, deve ser encaixado no sistema. E, pela qualidade que tem, não creio que Renato terá grandes dificuldades. Talvez, seja o que falte para o Grêmio ser um ótimo time: um jogador que acerte o último passe.

Próximo confronto 

Agora o Grêmio deixa o Brasileirão em segundo plano e foca a decisão de quarta-feira, contra o Santos, pela Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo jogo do Tricolor será sábado, às 18h30, contra a Ponte Preta, na Arena. Oportunidade para se manter na briga pelo primeiro lugar.

Comentários