Canoense supera limites e sobe ao pódio em SC

ULTRAMARATONA: Anderson foi medalha de prata. Foto: Paulo Pires/GES
MORENO CARVALHO

Canoas - Foram quatro horas e 19 minutos de desgaste físico e psicológico, tendo de superar uma temperatura próxima de zero grau, elevadas altitudes e solo acidentado pelas chuvas que antecederam a prova. Mas, todo o esforço valeu a pena e levou o canoense Anderson Rosa da Silva a conquistar o segundo lugar individual no Desafrio de Urubici, em Santa Catarina, uma ultramaratona de montanha, com 52km de percurso, no último sábado. “A prova inicia numa altitude de 900m e, ao final, chega a 1.822 metros, no Morro da Igreja”, explica o atleta de 36 anos.

Anderson realizou treinos específicos para a competição durante dois meses na Serra Gaúcha, devido à altitude e ao terreno acidentado da localidade. Durante a prova, o canoense explica que teve de mudar a estratégia em várias oportunidades, já que os 28km percorridos em estrada de chão batido o desgastaram psicologicamente. Segundo ele, a temperatura foi de 1,4 graus e, encima do morro, chegou a uma sensação térmica de 8 graus negativos. “Só consegui superar este desafio devido ao apoio de minha esposa, Cátia Simone, e da minha filha, Marina, que me apoiam em todas as etapas”, ressalta o ultramaratonista.

Funcionário da Prefeitura de Canoas e participando de provas de atletismo há dez anos, Anderson venceu as três ultramaratonas disputadas no Rio Grande do Sul no ano passado. No entanto, não estão nos planos a participação em novas competições, já que todas previstas serão fora do Estado. “Não conto com patrocínio e não tenho condições de arcar com os custos”, salienta.

Comentários