Ele quer convencer uma seleção a vir para Canoas

Secretário Extraordinário da Copa fala sobre legado. Foto: Emerson Machado/GES
MORENO CARVALHO 

Canoas - Natural de Porto Alegre, Marcus Vinícius Machado é um dos novos secretários da administração municipal. Cursando Direito na Ulbra, “Quinho” afirma que o fato de ser empresário e, ao mesmo tempo, amar o esporte, o fizeram abraçar a Secretaria Extraordinária da Copa assim que seu nome foi cogitado. Ele aposta na conscientização do empresariado local como fator fundamental para que os canoenses passem a respirar “o maior evento do mundo”.

Machado destaca todo o legado que a cidade agregará após a competição e vê a educação como maior beneficiada. “Sou um gestor público que aposta na transformação da sociedade através da educação”, afirma. Apesar do principal objetivo da secretaria ser atrair uma seleção para treinar em Canoas, ele ressalta que o desenvolvimento social, econômico e ambiental está garantido.

Diário de Canoas - Como está a relação da Secopa com o estado?

Marcus Machado -
Tivemos quatro encontros com a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer para garantir a participação de Canoas nas nove câmaras temáticas, pois estávamos incluídos em apenas duas. Sabemos que até 10 delegações podem ficar no estado, portanto mantemos contato direto a fim de estreitar relações.

Que ações a secretaria tem realizado?

Machado - O primeiro passo foi conscientizar á todos sobre as ações conjuntas entre Secopa, Ulbra e Hotel Plaza São Rafael. Trabalhamos com vasto material de divulgação e para que este chegue à todas delegações que poderão disputar a Copa. Em março estaremos na Associação Uruguaia de Futebol para viabilizar uma possível estadia em Canoas.

Como atrair seleções para Canoas?

Machado - Mantemos contatos, eletrônicos e pessoais o tempo todo. Estaremos com representantes na Gold Cup, na América Central, e na Copa das Confederações, para apresentarmos nosso projeto às seleções. Estamos qualificando o município, a rota gastronômica e teremos centro de informações turísticas. Criaremos totens para facilitar a localização e disponibilizaremos cursos para taxistas e motoristas de ônibus, por exemplo.

Algum país já demonstrou interesse na cidade?

Machado
- Uruguai e Peru tem visitas pré-agendadas e a Grécia já esteve aqui. Buscaremos apoio técnico de empresas experientes em contato com seleções, até por sermos uma secretaria iniciante. Nossa presença em eventos esportivos importantes será decisiva para fecharmos mais visitas.

Como o empresariado pode cooperar?

Machado - Eles terão a oportunidade de divulgarem seus produtos às pessoas que, normalmente, não estão aqui. Vamos sugerir campanhas junto à Cics, CDL e Sindilojas para o público, onde o empresariado poderá patrociná-las. Lincar sua marca com a Copa será importante para o comércio local.

Como a Secopa se relaciona com as demais pastas municipais?
Machado - Contamos com o apoio das mais diversas pastas. Na área da educação, as escolas farão pesquisas relativa aos países participantes, desenvolvendo a cultura. Quanto à segurança, vamos trabalhar o comportamento para com os turistas. Na saúde, preparar os postos, Upas e hospitais para bem receber os estrangeiros. No transporte e planejamento, queremos qualificar a identificação. Na cultura, iremos valorizar locais históricos através de campanhas.

Quais os legados que Canoas obterá?

Machado - A qualificação da população deixará um grande legado cultural. A rota gastronômica dará mais opções à comunidade. A região do Mato Grande será transformada com a revitalização da Prainha de Paquetá. O canoense terá muito mais oportunidades culturais e de lazer.

Entrevista publicada no Diário de Canoas de 20 de fevereiro de 2013

Comentários