Grêmio conquista vaga com méritos

EMOÇÃO: Tricolor passou por momentos de sufoco. Foto: Divulgação/Grêmio
Não faltaram emoção e sofrimento na classificação gremista para fase de grupos da Copa Libertadores de 2013, obtida na noite desta quarta-feira, na primeira decisão da Era Arena. Depois de massacrar a LDU durante os 90 minutos, o Tricolor conseguiu apenas repetir o resultado do jogo de ida, na semana passada, em Quito, vencendo por 1 a 0, gol marcado por Elano, no segundo tempo. O placar levou a disputa da vaga para as cobranças de penalidades máximas, sempre tão dramáticas para o torcedor gremista. No final, a festa foi Tricolor na vitória por 5 a 4, com Marcelo Grohe defendendo o chute final.

A LDU veio com a clara proposta de se defender e amarrar o jogo à todo custo. Por outro lado, o Grêmio tentou pressionar, mas não teve penetração na área adversária durante o tempo normal. Contudo, a qualidade individual de Elano foi essencial e o Tricolor levou o jogo para as penalidades, onde Grohe brilhou.

De positivo, a atuação da jovem zaga, do talentoso Alex Telles e do incansável Souza, que vale muito mais do que o valor pago pelo Grêmio. Outro aspecto que agradou foi o esquema do segundo tempo, sem Fernando e com mais um atacante. Acredito que será repetido em situações como a de hoje.

De negativo a falta de criatividade do meio de campo. O Tricolor precisa de alternativas para as vagas de Zé Roberto e Elano, que não suportarão jogar todas as partidas da temporada. Jean Deretti é uma boa promessa, mas não se pode depositar nele todas as esperanças.

No mais, valeu pela emoção de enfrentar um adversário de primeira linha já na fase inicial. Assim o Grêmio chegará calejado na fase de grupos, com o espírito de decisão em todas as rodadas.

Comentários