ASCKA brilha em torneio internacional no Uruguai

KARATÊ: equipe canoense conquistou 12 medalhas

MORENO CARVALHO

Canoas - A cidade de San Carlos, no Uruguai, foi palco no último domingo do XIV Torneio Internacional de Karate. A única equipe brasileira presente no evento foi a da Associação Canoense de Karatê-Do (Ascka). Ao todo, os canoenses disputaram medalhas com mais de 200 atletas de Paraguai, Chile, Argentina, Venezuela e Bolívia, em combates que envolveram as modalidades Kata e Kumite. Os oito atletas canoenses conquistaram no total 12 medalhas, sendo seis de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Dos oito, sete chegaram à final e um disputou o terceiro lugar. Este desempenho colocou o Brasil em terceiro lugar na classificação geral do torneio. No Kumite por equipes, os atletas da Ascka conquistaram o vice-campeonato, no time formado por Cristiano Saldanha, Marcos Bianchet, Luis Fernando Crus e o atleta Francisco Carvalho, que disputou apenas por equipe. O Sensei Cristiano Saldanha classifica o resultado conquistado por sua equipe como um “show”.

DESEMPENHO
Confira o desempenho, por atleta e categoria, dos competidores da ASCKA: Pyetro Martins (1? lugar em Kata e 1? lugar em Kumite), Natália Sigales (1? lugar em Kata e 1? lugar em Kumite), Júlia Pohlmann (2? lugar em Kata e 1? lugar em Kumite), Cristiano Saldanha (2? lugar em Kata e 2? lugar em Kumite), Marcos Bianchet (1? lugar em Kumite), Luís Fernando Cruz (2? lugar em Kumite), Alisson dos Santos (3? lugar em Kumite).

Diferença entre Kata e Kumite
Para entender melhor as diferentes categorias dentro do Karatê, vale registrar as diferenças entre Kata e Kumite. O Kata é por definição uma luta com um adversário imaginário. Mas, na verdade, conforme os praticantes da modalidade, a definição vai muito além. Segundo eles, o kata pode ser considerado a alma de um treinamento de Karatê. A prática envolve movimentos de braço e perna, assim como o Kati, no Kung Fu, e o Poom See, no Tae Kwon Do. Já o Kumite é a luta em si, quando dois karatecas se enfrentam, dando socos e chutes. Os lutadores usam luva e protetor de pé.

Foto: DIVULGAÇÃO

Comentários