Felipão: canoenses esperam rever cenário de 2002

FELIPÃO: desfilou pela cidade após conquista. Foto: Claiton Dornelles
MORENO CARVALHO

Canoas - A confirmação do nome de Luiz Felipe Scolari como comandante da Seleção Brasileira na Copa de 2014 reascende a memória dos canoenses. Há mais de 10 anos, mais precisamente no dia 3 de julho de 2002, Felipão e seus auxiliares desfilavam pelas ruas da cidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros, acenando para os milhares de torcedores apaixonados que foram festejar o retorno do pentacampeão mundial à sua casa. Nascido em Passo Fundo, no ano de 1948, Scolari chegou à cidade aos 13 anos, após alguns de seus familiares já terem desembarcado em busca de melhores oportunidades para a transportadora da família, localizada no bairro Igara. Possui parentes na cidade até hoje, além de residências que habitou após seu retorno ao estado, para treinar o Grêmio, em duas oportunidades (1987-1989 e 1993-1996) e enquanto esteve à frente da seleção. Após o término do jogo final da Copa do Mundo Japão/Coreia, uma multidão se reuniu em frente ao apartamento do ídolo para comemorar o título.

CARREIRA VITORIOSA
Em Canoas, Felipão estudou, trabalhou e conheceu sua esposa, Olga, mãe de seus dois filhos. Além disso, foi aqui que iniciou sua carreira como jogador de futebol. No São Cristóvão, Luiz Felipe atuou por cinco anos, até transferir-se para Aimoré, Caxias, Juventude e CSA de Alagoas, onde encerrou sua carreira de atleta e iniciou a de treinador. Na função que exerce até hoje, teve destaque no Criciúma, Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro, sendo campeão em todos eles. Após sua saída da Seleção, ainda teve passagens pela seleção de Portugal, Chelsea da Inglaterra e, novamente, no Palmeiras, último clube de Felipão antes do retorno à amarelinha. A esperança dos canoenses é de poder rever, em 2014, as emocionantes cenas de 2002, com Felipão retornando à cidade como hexacampão mundial.

RECORD EM MUNDIAIS
Na Copa do Mundo de 2006, por Portugal, Felipão tornou-se o primeiro treinador da história dos mundiais a obter 11 vitórias consecutivas, sendo sete pelo Brasil, em 2002. A série foi encerrada nas quartas de final, no empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação com a Inglaterra. Nesta partida, obteve a classificação nos pênaltis. Em 2002, os comandados de Felipão venceram Turquia, China, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra, Turquia novamente e Alemanha. Em 2006, Angola, Irã, México e Holanda.

Comentários