Canoas estreia hoje na Superliga de Vôlei

PREPARAÇÃO: último treino antes da estreia aconteceu ontem, no La Salle
MORENO CARVALHO

Canoas – Passados sete meses da conquista da Superliga B, a equipe do Móveis Kappesberg/Canoas estreia na elite do vôlei nacional na noite de hoje, no Centro Poliesportivo La Salle, diante dos catarinenses do Super Imperatriz Vôlei. O jogo está marcado para as 20h e os ingressos podem ser comprados antecipadamente nas lojas Armazém da Vida situadas no Canoas Shopping e no próprio centro universitário ao valor de R$ 10,00. Ou ainda na hora, pelo mesmo valor, ou na troca por 3kg de alimentos não perecíveis. Estudantes e idosos pagam meia. De acordo com o técnico Paulão, além da ansiedade natural, este primeiro jogo  no torneio desperta um sentimento buscado desde o início do projeto. “Nosso projeto tomou corpo e hoje estamos prestes a iniciar uma Superliga. Esse time é formado por profissionais de qualidade. A resposta que eles me dão no dia a dia tranquiliza nesse momento”, garante o treinador.

Adversário reformulado
Para a temporada 2012/2013, houve uma grande reformulação na equipe que representa o vôlei masculino de Florianópolis. Com quatro títulos de Superliga quando levava o nome de Cimed, o time agora conta com jovens atletas. O técnico continua a ser Douglas Chiarotti e alguns jogadores como o líbero Thales, o ponta Leo, o oposto Kaio continuam no elenco. Como novidades para compor o grupo com um pouco mais de experiência, o Super Imperatriz contratou o ponteiro Dirceu e o central Renato Felizardo.

Primeira fase vai até março
A primeira rodada da Superliga Masculina 2012/2013 terá outros cinco jogos acontecendo neste final de semana. Neste sábado se enfrentam São Bernardo (SP) x Sesi (SP), Vivo/Minas (MG) x Sada Cruzeiro Vôlei (MG), Funvic/Midia Fone (SP) x Volta Redonda (RJ) e UFJF (MG) x RJX (RJ). No domingo jogam Medley/Campinas (SP) x Vôlei Futuro (SP). AS 12 equipes irão jogar entre si, no sistema de turno e returno, se classificando as oito melhores para o sistema de play-offs, com o tradicional cruzamento olímpico a partir das quartas de final (1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4x5º).

Final em jogo único
O mando de campo das partidas nas quartas-de-final será definido pela equipe mais bem colocada na fase classificatória: 1º e 3º jogos em casa (2º fora) ou 2º e 3º jogos em casa (1º fora). As semifinais também serão disputadas em melhor de três partidas. As equipes mais bem colocadas escolherão o mando dos jogos. A final será disputada em um único confronto e, independentemente das equipes que estiverem brigando pelo título, o jogo será realizado no Rio de Janeiro.


Sistema de pontuação
A Superliga segue as novas regras de pontuação já adotadas pela FIVB. A vitória por 3 sets a 0 ou 3 a 1 valerá 3 pontos, enquanto a derrota não vale ponto algum. Já o time que ganhar pelo placar de 3 a 2 ganhará dois pontos e o perdedor, um. O critério de desempate seguirá os seguintes índices técnicos: 1º - número de vitórias; 2º - sets average; 3º - pontos average; 4º - confronto direto e 5º - sorteio.


JOGOS DO CANOAS VÔLEI NA SUPERLIGA

24/11 - Canoas x Super Imperatriz (SC)
29/11 - Sada/Cruzeiro (MG) x Canoas
02/12 - Vivo/Minas (MG) x Canoas
06/12 - Canoas x Medley/Campinas (SP)
08/12 - Canoas x Vôlei Futuro (SP)
13/12 - Funvic/Midia Fone (SP) x Canoas
15/12 - Canoas x Volta Redonda (RJ)
20/12 - Sesi (SP) x Canoas
29/12 - São Bernardo (SP) x Canoas
10/01 - Canoas x RJX (RJ)
12/01 - Canoas x UFJF (MG)
17/01 - Canoas x Sada/Cruzeiro (MG)
19/01 - Canoas x Vivo/Minas (MG)
24/01 - Medley/Campinas (MG) x Canoas
26/01 - Vôlei Futuro (SP) x Canoas
31/01 - Canoas x Funvic/Midia Fone (SP)
02/02 - Canoas x Volta Redonda (RJ)
06/02 - Super Imperatriz (SC) x Canoas
21/02 - Canoas x Sesi (SP)
23/02 - Canoas x São Bernardo (SP)
28/02 - RJX (RJ) x Canoas
02/03 - UFJF x Canoas

Foto: CLAITON DORNELLES/GES

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!