Parabéns, Velho Casarão

MONUMENTAL: Olímpico completa seu último aniversário


Passos apressados. Passos que rompem a avenida Azenha em velocidade, cruzando outros passos tão apressados quanto. Se cruzam pessoas, se cruzam automóveis, se cruzam sons num trajeto em linha reta que leva a um tal Velho Casarão, de concreto e aço. Mas por que uma estrutura inanimada teria a força de reunir – e apressar – tanta gente?

Equívoco dizer que essa estrutura é inanimada. E dos maiores. Cravado no coração da Azenha, surge um colosso, um estádio em carne e osso. Que pulsa, ruge, chora e sorri. Surge um estádio Monumental. Mas... como um estádio de futebol seria capaz de tanto?

Só quem recebe as cores azul, preto e branco sob o corpo sabe o que isso representa. Só quem já se emocionou com vitórias ou chorou com derrotas tem a noção exata do que é ser gremista. E nessa união entre torcedores e um estádio nasceu uma das mais belas histórias vividas nos 109 anos completados pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Há quem diga que o Olímpico, que se tornou Monumental em 1980, não tenha tanta força assim. Mas nada se compara a essa catarse que começou de sacas de cimento e se transformou na casa do Grêmio por 58 anos, completados hoje, dia 19 de setembro.

O Monumental abriu suas portas ao torcedor 1759 vezes, onde, com a força dos gremistas, chegou a 1155 vitórias. Amargamos 227 derrotas e saímos do estádio por 377 vezes pensando que o resultado poderia ter sido melhor para nós. Contudo, são apenas números, estatísticas de quem guarda o Olímpico na memória.
A partir de dezembro, os caminhos não levarão mais ao Monumental. O Grêmio entra em uma nova Era em sua história, mas sem esquecer o passado. Mas o certo é que teremos no coração a imagem do nosso Velho Casarão colorido em azul, preto e branco para sempre. Os torcedores estão orgulhosos desta data, Olímpico. Estamos orgulhosos de ti.

Celebremos sua vida, sua história. Celebremos de forma Monumental!

Parabéns, Olímpico!

Relembre a história do Velho Casarão:
Há exatos 58 anos, no dia 19 de setembro de 1954, o Estádio Olímpico era inaugurado para a festa da torcida gremista que não parava crescer e via o antigo Fortim da Baixada ficar pequeno para o tamanho imenso de sua paixão.

A participação do torcedor foi decisiva na construção da nova casa. Depois de muito trabalho e com a união de todos, uma grande festa marcou a inauguração da nova casa Tricolor. O adversário na ocasião foram os uruguaios do Nacional, uma das maiores equipes da época na América do Sul. O Grêmio venceu pelo placar de 2 a 0 com Vitor, que havia entrado na segunda etapa, marcando os dois primeiros gols da era Olímpico.

O passo seguinte para acomodar devidamente seu torcedor foi a verdadeira campanha exercida na metade do ano de 1980, quando o Estádio Olímpico teve sua construção concluída com o fechamento da última parte do anel superior.

Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. Uma obra grandiosa erguida por uma torcida apaixonada. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído.

Texto extraído do site oficial do Grêmio

Comentários