A vitória do treinador

GRÊMIO venceu o clássico no Beira-Rio em ruínas



O Gre-Nal deste domingo foi bastante disputado no Estádio Beira-Rio. O gol de Elano, aos 7 minutos da etapa inicial, decidiu a partida em favor do Grêmio e colocou o Tricolor na terceira colocação, empurrando o rival para sexto e encerrando o primeiro turno com chave de ouro.

O Inter até que tentou pressionar o Grêmio após ter saído atrás no marcador, mas seus atacantes não foram competentes para conseguir empatar o jogo.

O Grêmio, por sua vez, se defendeu com qualidade e contou, mais uma vez, com grandes atuações de Pará, Gilberto Silva e Marcelo Grohe.

No entanto, a maior diferença do Gre-Nal não estava dentro das quatro linhas.

Venceu o time escalado há alguns dias, que todos sabiam que iria entrar em campo. Ganhou aquele que repete, há mais dois meses, uma equipe com esquema de jogo padrão. Triunfou aquele que não inventou e manteve sua escalação tradicional. O mérito da vitória gremista é, acima de tudo, de Vanderlei Luxemburgo, que acertou o time neste campeonato brasileiro.

Diferente dele, Fernandão não revelou a escalação com antecedência, até porque, nem ele sabia. Kléber no meio de campo, mais uma vez, não funcionou. Mas pior do que isto foi ter colocado Índio, conhecido como "homem grenal", no banco de reservas. Depois, no desespero, encheu o time de atacantes, sem organização alguma para buscar o empate.

Forlán voltou a não jogar bem, perdendo um gol feito. Damião brigou mas não conseguiu se desvencilhar da marcação dos zagueiros gremistas. Pelo lado do Grêmio, o ataque também pouco funcionou.

Arbitragem

Não vi erros na arbitragem de hoje. Leandro Vuaden acertou em não assinalar pênalti para o Inter, na primeira etapa, quando Werley, acidentalmente, tocou com a mão na bola. Também acertou ao não dar pênalti no lance em que Nei desviou com o mão o cruzamento de Leandro. Se desse um, teria de dar o outro também. Disciplinarmente, poderia ter expulsado Juan, quando este derrubou Kleber, já estando com um cartão amarelo.

Projeção


Para o segundo turno, o Grêmio começa com toda a pinta de que irá brigar pelo título do campeonato. Cinco pontos atrás do Fluminense e do Atlético Mineiro - caso este perca para o Cruzeiro -, o Tricolor terá a oportunidade de encostar ainda mais nas próximas rodadas.

Por outro lado, Fernandão terá de provar que tem condições de ser treinador de um time como o Inter. Por enquanto, mostrou muito pouco. Venceu times que até sem treinador o Inter venceria e penou diante de adversários qualificados.

Comentários