Os erros de Luxemburgo

GRÊMIO sucumbiu diante da retranca palmeirense no Olímpico

O Palmeiras teve seus méritos na partida de ontem, especialmente seu técnico, que soube armar o time de acordo com as limitações técnicas que dispunha. No entanto, pelo lado azul, o grande culpado da noite foi Vanderlei Luxemburgo que, mais uma vez, pecou no momento decisivo. Já havia se equivocado na escalação do Gre-Nal decisivo do segundo turno do Campeonato Gaúcho.

A noite trágica do Tricolor começou a se desenhar com o favoritismo imposto pela imprensa, durante toda a semana, diante de um adversário que faz má campanha no Campeonato Brasileiro. Mas piorou após o anúncio da escalação do time do Grêmio: jogariam Miralles e Kléber.

Ora, o time de Luxa vinha atuando razoavelmente bem com atacantes de estilos distintos em campo. Portanto, natural seria que, entre os quatro avantes que tinha à disposição, escalasse Kléber e Moreno, dupla contratada para ser titular; ou Kléber e André Lima; ou Miralles e Moreno; ou ainda Miralles e André Lima.

Pois Luxemburgo foi contra o que todos imaginavam e iniciou o jogo sem uma referência na área. Escalou Miralles e Kléber, dois jogadores que preferem atuar pelos flancos do campo. Não deu outra: ambos iam até a linha de fundo e cruzavam para Moreno, ou André Lima, que estavam sentados no banco de reservas.

Na segunda etapa, Luxa fez pior. Ao invés de sacar um dos dois - de preferência Kléber, exausto e sem condições de atuar 90 minutos - para a entrada de Moreno, o treinador gremista sacou, de uma só vez, seus dois atacantes titulares, para a entrada de dois centroavantes.

Desta vez, aconteceu o contrário. Dois jogadores na área para receberem os cruzamentos de Miralles e Kléber, que já haviam saído.

Além disso, Luxa ainda cometeu o crime de deixar Marco Antônio, de atuação terrível, quase até o final da partida. Rondinelly deu um gás na equipe e, mesmo tendo falhado no lance do gol adversário, melhorou o Grêmio.

Pará na lateral esquerda é um pecado, com ele e com o time. Não consegue ir ao fundo, pois não chuta com o pé esquerdo. Do outro lado, Gabriel parece desmotivado, longe daquele que outrora encantou.

Léo Gago sumiu em campo, Souza foi o melhor do time e Fernando não repetiu as excelentes contratações.

A zaga precisa se reforçar. Gilberto Silva não dará conta de ataques rápidos no restante da temporada.

Não dá para se fazer terra arrasada, acredito que, com a derrota, Luxemburgo possa ter tirado alguma lição. A principal delas: não jogarás pela torcida, faça o que a razão pede.

Comentários