Caminho livre

GRÊMIO de Léo Gago deve ter mais uma fase "fácil" na Copa do Brasil
Que jogo chato! Mas valeu a classificação do Grêmio entre os oito melhores da Copa do Brasil. Depois de um primeiro tempo de um 0 a 0 sonolento, o Tricolor desencantou na segunda etapa e agora espera Bahia ou Portuguesa. Qualquer um destes não deverá oferecer grande resistância ao time de Vanderlei Luxemburgo.

O primeiro tempo de doer é simples de ser explicado e assim o foi pelo treinador ao final da partida. O Grêmio jogou para a torcida, queria satisfazer às expectativas da galera e da imprensa, que colocavam o Imortal como classificado desde a semana passada, após a vitória por 2 a 0 em território inimigo.

Com pressa e sem qualquer organização, o time insistiu nas ligações diretas da defesa para o ataque. Marco Antônio sofreu. Por consequência, André Lima também. Bertoglio foi o único que ainda tentou.

Creio que, após uma bronca no vestiário, o time se acalmou e jogou um pouco - bem pouquinho, diga-se de passagem - de futebol. E foi mais que necessário para fazer dois gols em um adversário cuja cabeça ainda encontrava-se no Nordeste, onde o time terá uma decisão contra seu maior rival no domingo.

Nas quartas-de-final acredito que o Grêmio não terá maiores dificuldades. A tabela foi generosa com o clube gaúcho, que deverá chegar às semifinais sem sequer ter enfrentado um grande clube da primeira divisão nacional (Bahia e Portuguesa estarão na Série A deste ano, mas não frequentam a primeira linha no Brasil).

Reforços
Para as semifinais, contra Palmeiras ou Atlético Paranaense, o Grêmio precisará de reforços. Se Kléber ainda não estiver pronto - e não deverá estar -, mesmo assim, vejo que o ataque não será grande problema para Luxa, já que Marcelo Moreno vem jogando bem. Seu companheiro poderá ser Bertoglio ou Miralles. André Lima ao lado dele não funciona.

Mas para outras posições serão necessárias contratações. Zé Roberto não chegara a tempo de ser inscrito. Sinceramente, não sei como Marco Antônio funcionará em jogos contra equipes maiores. Terá de jogar bem, pois é o único articulador do elenco. Marquinhos está a seu nível.

Na zaga outra preocupação. Naldo vem melhorando e deve seguir como titular, caso outro jogador não desembarque em Porto Alegre. A maior carência está na lateral esquerda. Denner foi tímido demais, mas não vamos julgá-lo ainda. Sem Júlio César, com Pará improvisado, as coisas ficarão difíceis quando o caldo engrossar.

Comentários