Sete ocorrências na Final da Recopa Sul-Americana

O jogo final da Recopa Sul-Americana ocorreu nanoite dessa quarta-feira (24/8), no estádio Beira-Rio. Durante a partida, o Juizado Especial Criminal (JECRIM) registrou sete ocorrências. Um público total de 39.069 pessoas esteve presente para acompanhar o confronto entre Internacional e Independiente-ARG.Quatro torcedores colorados e dois argentinos foram flagrados com maconha. A outra ocorrência teve como envolvido um torcedor do Internacional que desacatou um policial militar. Todos os infratores foram multados. Os valores variam entre R$ 150,00 e R$ 300,00 e serão integralmente repassados para o Asilo Padre Cacique.

As audiências foram presididas pelo Juiz de Direito Marco Aurélio Xavier Martins. Segundo o magistrado, surpreendeu a atitude ordeira de ambas as torcidas. Por ser um jogo decisivo, os ânimos poderiam estar acirrados e gerar algumas confusões, no entanto o que houve foi uma cordialidade recíproca entre os torcedores. Além disso, o magistrado relatou a surpresa dos torcedores argentinos que afirmaram não haver esse tipo de fiscalização nos estádios do país vizinho.

Competência
O JECRIM é responsável pelo atendimento de contravenções penais de menor potencial ofensivo que tenham ocorrido nos estádios de futebol em Porto Alegre, com pena máxima de dois anos, cumulada ou não com multa, como posse de drogas, arruaças, atos de vandalismo e violência e delitos de trânsito ocorridos antes, durante e após a disputa. Situações que configurem crime com pena superior a dois anos, como, por exemplo, lesões corporais graves, são processadas pela JustiçaComum. 

Número de casos
As audiências nos postos do Juizado nos estádios na Capital gaúcha já somam 647 atendimentos desde abril de 2008, sendo registrados 326 casos no Beira-Rio e outros 321 no Olímpico.

Comentários