Tricolores "uruguaios" assistirão clube, em casa, pela primeira vez

Hoje percebi que minha memória esportiva está inspirada. Após lembrar de César ao ver a notícia de que Leandro será titular, me deparei com a reportagem abaixo, relacionada à torcida Fluruguay. Logo, a primeira lembrança que tive foi de ter visto esta torcida nos estádios Olimpico e Beira-Rio. Detalhe: no estádio do Grêmio, o grupo de torcedores saiu bastante desfalcado em 2006, quando os tricolores, gaúcho e carioca, propiciaram um excelente duelo, terminando empatado em 4 a 4. Segue a matéria do jornalista Edgar Maciel de Sá.


São 20 anos resumidos em um jogo. Na próxima quarta-feira, o Fluminense enfrentará o Nacional-URU, às 21h45m, no Estádio Centenário, em mais uma partida decisiva pelo Grupo 3 da Taça Libertadores. Um jogo aparentemente normal para qualquer tricolor, mas um tanto quanto especial para os 120 integrantes da Fluruguay. Após completar 20 anos no último mês de janeiro, a torcida verá o Tricolor atuar em terras uruguaias pela primeira vez desde a sua fundação.

- Há meses só falamos dessa partida. São 20 anos sonhando com esse dia. Foram anos e anos viajando pelo Brasil e pela Argentina para seguir o nosso Fluzão e agora teremos a alegria de ver nosso time jogando na nossa casa - explicou o uruguaio Daniel Macri, um dos integrantes.

torcida Fluruguai no estádio (Foto: Divulgação)Integrantes da Fluruguay estão ansiosos para ver o Tricolor no Estádio Centenário (Foto: Divulgação)
A história da Fluruguay começou em janeiro de 1991, na cidade de Canelones, no interior do país. Ao ler uma revista que tinha reportagens sobre os principais times do mundo, o uruguaio Francisco Legnani logo se apaixonou pelo Fluminense e passou a acompanhar o noticiário do clube. Sem internet e TV a cabo, as dificuldades eram grandes. Anos depois tempo depois, Legnani conheceu Daniel Macri na faculdade. E fizeram um pacto: Macri passaria a ser torcedor do Tricolor se Legnani apoiasse seu time de basquete, Aguada, que coincidentemente tem as mesmas cores do clube das Laranjeiras. O que no início era uma brincadeira, com um total de três ou quatro amigos, logo se tornou coisa séria. Atualmente, a Fluruguay tem cerca de 120 integrantes cadastrados em 8 cidades diferentes do Uruguai (Salto, Paysandu, Mercedes, Pando, Canelones, Montevidéu, Rio Branco e Carmelo).

O primeiro momento de alegria veio quando o sorteio dos grupos da Libertadores, ainda em novembro de 2011, reservou ao futuro campeão brasileiro um encontro com o Nacional-URU. Quando o tricampeonato nacional se confirmou, os uruguaios tricolores festejaram em dose dupla.

- Assistimos ao sorteio juntos e vibramos muito. A sensação de saber que, enfim, veríamos nosso time no Uruguai foi incomparável. Sonhávamos com essa possibilidade em todos os sorteios, fosse da Libertadores ou da Sul-Americana. Esperávamos nem que fosse uma partida amistosa já que quase todos os anos os clubes brasileiros vem participar de torneios de verão por aqui. Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo vieram recentemente, por exemplo - lembrou.

Dicas sobre o Nacional-URU
 

bandeira da torcida Fluruguai (Foto: Divulgação) 
Torcida tem até bandeira do Uruguai personalizada
com a do Fluminense (Foto: Divulgação)
A ansiedade tem justificativa. A última vez que o Fluminense disputou uma partida no Uruguai foi no dia 19 de julho de 1981, cerca de dez anos antes da fundação da torcida. Em um amistoso contra a seleção uruguaia, derrota por 2 a 0. O Tricolor nunca disputou uma partida oficial no país. Durante todo esse período, não foram poucas as vezes que integrantes da Fluruguay viajaram mais de dez horas de carro para assistir um jogo em Porto Alegre. Até 2007, era preciso viajar pelo menos 30 quilômetros até Ciudad de la Costa para acompanhar as partidas pela televisão. Eles estiveram também nas decisões da Libertadores de 2008, Sul-Americana de 2009 e do Brasileirão de 2010. Alguns membros já receberam até títulos de sócios honorários do clube.

Sem dúvidas o momento mais especial para esses torcedores foi na recente conquista do tricampeonato brasileiro. Quatro deles presenciaram a vitória por 1 a 0 sobre o Guarani. Daniel Macri estava lá e espera que o sucesso se repita na Libertadores de 2011. Para isso, o Fluminense precisa de um resultado positivo diante do Nacional-URU. Diante desse panorama, nada melhor do que receber dicas de que conhece bem o adversário.

torcida Fluruguai com faixa (Foto: Divulgação)
Faixa da Fluruguay é estendida na sede tricolor, nas Laranjeiras (Foto: Divulgação)

- O Nacional vem melhorando na temporada, mas ainda está longe de apresentar um bom futebol. É um time que gosta de partir para o ataque e acaba se expondo na defesa. A zaga é forte e vai ser difícil fazer um gol de cabeça contra eles. No meio, apenas um jogador marcar: o Piriz. Acho que o Fluminense pode ganhar esse setor e dominar o jogo. Eles devem jogar com três atacantes, completando o esquema 4-3-3 que o treinador Carrasco gosta - orientou Daniel.

A espera de 20 anos já tem dia e hora para acabar. No que depender da ansiedade dos flurugayos, apoio não faltará ao clube das Laranjeiras em mais essa decisão pela Libertadores.


Fonte: Globoesporte.com

Comentários