Europa no horizonte de Natália

Cachoeirinha - O Velho Continente que se prepare. Em 2019, Natália Oliveira, uma das principais judocas do Brasil, disputará o Circuito Europeu da categoria juvenil, que ocorrerá no mês de fevereiro, na Espanha.

Moradora de Cachoeirinha e natural de Gravataí, Natália garantiu seu lugar na competição internacional ao ficar em segundo lugar na Seletiva Nacional Sub-18, que ocorreu no último final de semana, no ginásio Poliesportivo La Salle, em Canoas.

Representando a Sogipa, Natália é a mais bem ranqueada na categoria Leve (-52kg). Por este motivo, avançou diretamente para a segunda rodada eliminatória. Contra Luder Bomfim, de Minas Gerais, ela fez sua estreia e avançou às quartas de final.

A próxima vítima da jovem lutadora foi Mayra Fantin, do Espírito Santo. Na semifinal, Natália bateu Jaqueline Nascimento, de Minas Gerais. Ela foi perder só na final, contra Carolina Lima, de São Paulo.

Mas, a derrota não fez diferença, já que a vaga na seleção já estava garantida.

COMPETIÇÃO

Realizada nos dias 2 e 3 de novembro, em Canoas, a Seletiva Nacional Sub-18 de Judô definiu os atletas classificados para o primeiro estágio internacional da classe juvenil em 2019. Os campeões das 16 categorias garantiram uma vaga para integrar a seleção brasileira juvenil na Copa Europeia Sub-18 de Fuengirola, na Espanha, no período de 10 a 20 de fevereiro, e terão todos os custos da participação bancados pela CBJ.

Pontos no ranking 

Além desses, os atletas que ficaram entre os quatro primeiros colocados de cada categoria de peso - caso de Natália - também poderão participar do Estágio Internacional por meio do sistema de adesão. 

A Seletiva definiu ainda os classificados para lutar o Meeting Nacional das Categorias de Base, competição nacional realizada pela CBJ que reunirá os oito melhores colocados de cada categoria na Seletiva mais quatro atletas indicados pela comissão técnica da Base da CBJ. Esse evento será em São Paulo, nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2019.

Todas as três competições - Seletiva, Meeting e Estágio Internacional - distribuirão pontos aos atletas no Ranking Nacional Sub-18 do ano que vem.

"A Seletiva Nacional foi uma competição de altíssimo nível, onde você tem de estar muito bem preparada, tanto física como emocionalmente. São aquelas lutas as quais irei levar de recordação para o resto da vida."

Natália Oliveira, judoca da Sogipa

Parada curta antes da retomada

Os próximos desafios de Natália Oliveira já  são logo em seguida. No  dia 22 deste mês, luta em Natal (RN), pelos Jogos Escolares. Depois, ela vai aproveitar e tirar um tempinho para descanso, já que passou o ano lutando, treinando e estudando.  “Após este campeonato  tenho umas pequenas férias e já volto a treinar para disputar o Meeting, em São Paulo (SP), visando uma outra vaga para o circuito europeu”, completa.

TÍTULOS

2018
Bronze no Meeting (SP)
Campeão Sul-Brasileira (SP)
Campeã Brasileira (BA)
Vice-campeã Pan-Americana (Argentina)
Campeã Gaúcha (RS)

2017
Bronze no Brasileiro (BA)
Bronze nos Jogos Escolares (PR)
Campeã Sul-Brasileira (RS)
Campeã Brasileira Interclubes (RN)
Prata na Copa São Paulo (SP)

2016
Campeã Meeting Interclubes (SC)

2015
Campeã Pan-Americana (Argentina)
Campeã Brasileira (BA)
Campeã Sul-Brasileira (SC)
Campeã Gaúcha (RS)

2014
Bronze no Pan-Americano (Porto Rico)
Campeã Brasileira (PB)
Bronze na Copa São Paulo (SP)
Campeã Gaúcha (RS)

2013
Prata no Meeting Interclubes (SC)
Campeã Gaúcha (RS)

Ficha técnica

Nome: Natália Sanson de Borba Oliveira
Nascimento: 25/3/2003 (15 anos)
Naturalidade: Gravataí
Residência: Cachoeirinha
Graduação: faixa marrom
Classe: Sub-18
Categoria: 52kg
Frequência de treinos: 15 por semana
Colégio: La Salle São João (Porto Alegre)
Treinador: Daniel Pires
Clube: Sogipa

Comentários