Navegador completa 3º Rally dos Sertões

Vinicius Ferraz/Vipcomm
Gravataí - Foram 3,6 mil quilômetros percorridos entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE) para o navegador de Gravataí, Tiago Poisl, completar a sua terceira participação no Rally dos Sertões. No entanto, em 2018 foi a primeira vez que o competidor da equipe Trancos e Barrancos fez parte do Cross Country, o rally de velocidade. A bordo do UTV Maverick X3 XRS da Ca-Am e ao lado do piloto de Santa Cruz do Sul, Roberto Keller, Tiago alcançou o objetivo de completar a prova, um dos rallys mais difíceis do mundo.

A competição aconteceu entre os dias 18 e 25 de agosto e contou com uma disputa acirradíssima entre os UTVs, a categoria que mais cresce no Rally dos Sertões. Após sete dias de prova e algumas capotagens pelo caminho, Roberto e Tiago comemoraram o 19º lugar na classificação geral da categoria PRO Turbo. No último dia de prova, a dupla ainda terminou a etapa em 13º e apenas onze minutos distante dos líderes.

Os dois nunca tinham competido juntos antes do Rally dos Sertões, mas já participavam de provas de rally regularidade como adversários. Mesmo com pouco entrosamento, a parceria de piloto e navegador e o apoio da equipe foram fundamentais para completar a prova. E o desafio não começou fácil. Ainda no primeiro dia a dupla abandonou a etapa após 22 quilômetros de percurso, onde uma lombada acabou jogando o UTV em uma valeta de pedras. “Foi uma frustração total, mas trabalhamos muito para levar o UTV até o parque de apoio e, com uma grande força tarefa da nossa equipe, às 3h ele já estava pronto para largar”, conta Tiago.

MARATONA

A dupla também conseguiu enfrentar ilesa a etapa maratona, onde não poderiam contar com a equipe de apoio ao final da prova, e assim foi melhorando o desempenho na medida em que a competição avançava rumo a Fortaleza. “Foi um desafio para nós novatos, principalmente nestes dois dias de maratona onde o UTV mostrou sua resistência e bravura. Fomos melhorando nosso resultado e nos últimos dois dias, onde os terrenos ficaram mais duros e com muitas pedras, aumentamos nosso ritmo, arriscamos muitas vezes e conseguimos fazer nossas duas melhores etapas na competição. Ganhamos experiência e aprendemos muito neste rally tão desafiador chamado Sertões”, relata o navegador.

POSIÇÃO COMEMORADA PELA DUPLA

Roberto ressalta ainda que a posição conquistada ao final da competição foi muito comemorada pela dupla. “Estamos muito felizes por terminar o rally e conseguir uma posição que podemos chamar de privilegiada. Apesar do grande problema que tivemos na primeira etapa, onde sofremos uma quebra, ainda conseguimos uma posição boa no quadro geral. Sempre fomos evoluindo a cada dia e sempre chegando mais próximo do líder a cada etapa. Tenho a certeza que aprendemos muito e ano que vem estaremos muito mais fortes e mais preparados para enfrentar essa competição”, afirma o piloto.

O 26º Rally dos Sertões aconteceu entre os dias 18 e 25 de agosto, com largada em Goiânia e chegada em Fortaleza. Foram percorridos 3.607 quilômetros em sete dias de prova. Em 2019 o roteiro já foi divulgado e a competição vai acontecer entre as cidades de Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), passando pelo deserto do Jalapão.

Comentários