Canoas será a capital do judô em um mês

CBJ | Divulgação
Canoas - Daqui a um mês, Canoas será a capital nacional do judô, com a realização do Troféu Brasil e do Grand Prix Nacional, dois dos eventos mais importantes da Confederação Brasileira de Judô. Os combates das competições serão na Universidade La Salle.

Virão ao estado alguns dos principais atletas do país, o que irá gerar um impacto positivo para o esporte gaúcho, na opinião do presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação. “Essa competição é de extrema importância para o Estado por vários motivos, como pela divulgação do judô aqui”, afirmou.

Para ele, o Troféu Brasil e o Grand Prix proporcionarão um aumento nas matrículas em clubes e academias de judô, como acontece normalmente após Mundiais e Olimpíadas. “É uma gurizadinha que vê e acaba se identificando com o esporte”, ressaltou o presidente da FGJ.

O palco da disputa também merece destaque, na opinião do dirigente: “Será a maior competição da CBJ neste ano em Canoas, que é o principal centro de judô do Estado. A cidade sempre teve um judô muito forte e de qualidade. Sem dúvida, é com orgulho que Canoas está se preparando para ser a capital nacional do judô nesses dias de competição”.

NOVO FORMATO - Em Canoas, o Grand Prix estreará seu novo formato, seguindo a tendência da Federação Internacional de Judô e que será implementada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as disputas por equipes mistas – até 2017, o Grand Prix Nacional era dividido por gênero, com uma disputa masculina e outra feminina. “É uma oportunidade a mais para preparar nossos atletas para essas competições internacionais”, destacou o gestor nacional de Eventos da CBJ, Matheus Theotônio.

Já o Troféu Brasil segue de sua maneira tradicional e desafiadora aos participantes. “O Troféu Brasil é o principal evento em termos de quantidade e de qualidade de atletas, uma vez que é uma competição aberta”, salientou Theotônio.

Comentários