O canoense que escolheu o Uruguai para brilhar no MMA

Arquivo pessoal
Canoas - Um canoense de coração e uruguaio por opção. O lutador de Artes Marciais Mistas (MMA) Douglas Abreu está de passagem por sua terra natal após três temporadas morando no país vizinho onde, inclusive, se naturalizou. “Me apaixonei pelo lugar e a naturalização veio em maio, com o objetivo de representar o Uruguai em competições”, conta.

Aos 25 anos, Douglas vive seu melhor momento no esporte. Em 2017 foram seis lutas. Saiu vencedor em todas. O desempenho o credenciou para disputar o título uruguaio de MMA, em fevereiro.

Por aqui, o atleta, além de descansar, pretende dar aulas em parceria com academias, o que já faz lá fora. “Ensino cerca de 70 alunos em Montevidéu. Desde que cheguei ao Uruguai tenho viajado pela América do Sul, repassando um pouco do que aprendi”, revela Abreu.

SONHOS NA CARREIRA

Moreno Carvalho | Diário de Canoas
Apesar de ser um vitorioso no esporte, Douglas Abreu não vive o glamour dos famosos lutadores das grandes ligas como o  Bellator e, especialmente, o UFC. E, como qualquer desportista, ele também vive de sonhos. Ser um lutador do UFC não é, diretamente, um desejo. “O que eu quero é lutar contra um campeão mundial. É só o que preciso: entrar na jaula contra um deles para mostrar o meu valor”, revela.

Abreu conta que tenta sempre estar perto de onde estão os grandes lutadores do mundo. “Em 2018, pretendo ir para a Europa lutar”, projeta.

Sobre seu estilo, ele fala de uma mescla. “Sou cria do jiu-jitsu, gosto de judiar dos adversários até desistirem da luta. Mas, nas últimas lutas, melhorei muito na trocação”.



O motivo da mudança

“No Uruguai, sou muito mais conhecido e valorizado do que aqui. Tenho orgulho de ser canoense e de ter começado com professores da cidade, mas as condições lá são melhores. Em Canoas, há poucas competições regionais”, explica Douglas Abreu que treinou com o mestre Valmir Teles no início da carreira. Hoje, seu treinador é Jaime Gomes, de Porto Alegre.

+ SAIBA MAIS 

Douglas Abreu, 25 anos, disputa na categoria até 66kg, o peso pena.

No MMA, o lutador está há seis anos. A carreira de atleta iniciou no boxe, onde foi campeão estadual, em 2012.

Depois, migrou para o jiu-jitsu, quando se aperfeiçoou em lutar no chão.

Em 2015, foi campeão sul-brasileiro de submission.

Comentários