Disputa de encher os olhos no COM

Paulo Pires | Diário de Canoas
Um desavisado que se aproximasse do ginásio do Centro Olímpico Municipal (COM), no bairro Igara, neste sábado, poderia que havia partida de futsal disputada, pela intensidade dos gritos na quadra e pelo barulho vindo das arquibancadas.

Nada disso. Ao entrar no ginásio, veria ali várias mesas com sete pessoas em volta – seis delas empunhando raquetes de madeira. Isso porque o Centro Olímpico foi a sede da 7ª etapa do Campeonato Estadual de Pingue-Pongue, modalidade trio, na qual os jogadores revezam-se em volta da mesa. A explicação para tamanha empolgação é de Zico, 47 anos, apelidado Jocelito Ribeiro Constâncio (foi o próprio quem disse que ninguém o reconheceria pelo nome registrado em cartório). Diretor de políticas de diversidade e comunidades tradicionais da prefeitura de Canoas, Zico diz que esta é uma das diferenças (veja outras no quadro) entre pingue-pongue e tênis de mesa: “No pingue-pongue se vibra mais, liberar a adrenalina é parte do jogo; tênis de mesa é mais quieto. Na verdade, só a bolinha é igual.

Assistir a uma partida é matar na casca o pensamento de que o jogo é fácil ou mera diversão. De fato, quem joga se diverte, mas não tem nada fácil. O torneio, para se ter uma ideia, começou por volta das 16h de sábado e estava previsto para terminar às 2h de domingo – exigindo, portanto, o máximo de concentração, habilidade e preparo físico dos competidores. Por falar nos jogadores, eles quebraram um recorde do Estadual: 35 trios inscreveram-se, o maior número das sete primeiras de 11 etapas do Campeonato.

Precisão e equilíbrio 

Atração entre os trios, assim como Zico, é o monitor escolar Valério Camargo, 56. A ausência do braço esquerdo, amputado num acidente quando ele tinha 20 anos, é compensada com tenacidade, precisão e equilíbrio. Mestre do jogo defensivo, com oito títulos estaduais individuais (no “fundo” da mesa, afastado da rede), Valério é o típico adversário que ninguém gosta de ter. “Ele vence pelo cansaço”, diz Zico.
O amigo Valério concorda: “o cara fica louco pra se livrar do jogo e acaba forçando golpes que dão errado, eu vou cozinhando”.

O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Federação Gaúcha de Pingue-Pongue. O Estadual tem 11 etapas durante o ano. O início foi em fevereiro, em Gramado. Na competição deste sábado havia trios de 15 cidades além de Canoas – a maioria da Região Metropolitana e do Vale do Rio dos Sinos, mas também da Serra, como Caxias do Sul, e do Vale do Rio Pardo, como Santa Cruz do Sul.

Comentários