Com o secador ligado

Ao perder o terceiro jogo do playoff de quartas de final para o Sada Cruzeiro, no dia 26 de março, o Lebes/Gedore/Canoas se despediu da Superliga Masculina 2016/17.

Para quatro atletas do clube, contudo, a competição ainda não terminou: Ialisson, Thales, Gabriel e Alisson Melo estão com os secadores ligados para conquistar premiações individuais. A conta é simples: quanto pior jogarem os atletas que ainda estão na disputa, maior será a chance de os canoenses figurarem entre os melhores em determinados fundamentos.

“Continuo a acompanhar os jogos. Quando estávamos na disputa, acompanhava seguidamente números e estatísticas, até para avaliar os adversários. Fiquei muito contente pelo meu desempenho, estou muito feliz pelo reconhecimento da CBV também, mas prefiro conferir as estatísticas quando terminar a Superliga. Se vier a premiação individual, será excelente”, afirma Ialisson, um dos principais jogadores do time canoense na competição.

Ialisson é um dos que mais tem motivos para ficar na torcida. Ele foi escolhido para as seleções do primeiro e do segundo turno da Superliga, justamente pelo bom desempenho segundo as estatísticas. No fundamento de bloqueio, ocupa a terceira colocação, com 72 pontos e 29,75% de sucesso. Entre os centrais, está atrás somente de Simón, do Sada Cruzeiro. Na ponta está Renan, oposto do JF Vôlei.

LÍBERO NA BRIGA

Já no caso do líbero Thales, o rival nessa disputa parece não dar trégua. Depois de ser escolhido para a seleção do primeiro turno da Superliga justamente por liderar o fundamento de defesa, o líbero do Canoas viu Serginho, do Sada Cruzeiro, crescer muito de produção. Ele assumiu a liderança entre os defensores, deixou Thales em segundo e acabou na seleção do segundo turno do torneio.
“Gosto de assistir aos jogos, então continuo vendo pela TV todas as partidas da Superliga. Com um cara da qualidade do Serginho é impossível torcer contra, né? (ri). A gente sabe da qualidade dele, que cresce em momentos decisivos. Só de estar ali na frente, disputando com um adversário tão bom, considero grande avanço e também um incentivo para mim. Quero me superar nas próximas temporadas”, projeta Thales, convidado esta semana para treinar com a seleção nacional.

Disputa com grandes feras

Além de Ialisson e Thales, aparecem bem colocados em outros fundamentos os pontas Gabriel e Alisson Melo. No saque, Gabriel é terceiro, atrás de Leal e Evandro, do Sada Cruzeiro. O ponta do Canoas tem 9,59% de sucesso, e já fez 26 aces (pontos diretos de saque) no torneio.

“Até o final da fase classificatória estava acompanhando direto as estatísticas. Os números dizem muito sobre nosso desempenho dentro de quadra, mas depois dos jogos contra o Sada Cruzeiro, vi que me mantive entre os três melhores no saque. A disputa é dura, pois à minha frente estão dois jogadores de alto nível. Vamos ver, quem sabe a reta final não reserva algumas surpresas?” brinca o paulista Gabriel, que disputou sua primeira Superliga na carreira.

Desfrutando os momentos finais

Alisson Melo permanece na torcida. O ponta subiu de produção na reta final e foi um dos principais jogadores da equipe nas últimas partidas. O ótimo desempenho – chegou a ser o maior pontuador no segundo jogo das quartas, contra o Sada Cruzeiro, com 17 acertos – colocou-o no posto de melhor atacante da equipe, superando o companheiro Gabriel e ocupando a sétima colocação, com aproveitamento de 31,14%. A concorrência, no seu caso, é maior, com atletas de Sesi (Douglas e Theo), Funvic Taubaté (Lucas Loh e Wallace) e Sada Cruzeiro (Leal e Evandro) à sua frente.

“Acompanho as estatísticas, tanto da CBV quanto do Xanxa (analista do Canoas). Fico feliz de aparecer entre os primeiros, pois a concorrência é alta, tem grandes nomes, e esta é a minha primeira Superliga como titular. Foi isso que busquei quando optei por sair do Sesi. Evandro (levantador e capitão do Canoas) sempre me deixou muito tranquilo para poder atuar como a bola de segurança do time”, revela o ponteiro de 24 anos.

De olho nas possíveis mudanças entre as primeiras colocações. Assim estes quatro atletas do Lebes/Gedore/Canoas assistirão aos próximos confrontos da Superliga 2016/2017. Quem sabe não tenhamos boas notícias até a grande final. Sem ‘secação’, mas com muita torcida dos gaúchos.
Todos os jogos são transmitidos pela televisão. O Sportv passa 100% dos confrontos e a Rede TV! nas quintas-feiras, sempre às 22 horas.

SEMIFINAIS 

1ª RODADA (6 e 8/4)
Funvic/Taubaté 3x0 Sesi
Sada Cruzeiro 3x1 Brasil Kirin

2ª RODADA (13 e 15/4)
22h Brasil Kirin x Sada Cruzeiro*
21h30 Sesi x Funvic/Taubaté
* Não encerrado até o fechamento desta edição

3ª RODADA (21 e 22/4)
21h Funvic/Taubaté x Sesi
21h30 Sada Cruzeiro x Brasil Kirin

4ª RODADA (27/4) - Se necessária
19h30 Sesi x Funvic/Taubaté
22h Brasil Kirin x Sada Cruzeiro

5ª RODADA (01/5) - Se necessária
19h Funvic/Taubaté x Sesi
21h30 Sada Cruzeiro x Brasil Kirin

FINAL

JOGO ÚNICO (7/5)
10 horas - Mineirinho/MG
Funvic/Taubaté ou Sesi x Sada Cruzeiro ou Brasil Kirin

Fotos: Fernando Potrick | Vôlei Canoas

Comentários