Campo de futebol no Igara gera discórdia

Paulo Pires | Diário de Canoas
Beneficiado pelo Projeto Bairro Melhor, onde o contribuinte poderia destinar até 50% do valor do IPTU, pago em cota única, para obras e projetos da comunidade canoense, o Grêmio São Cristóvão deverá receber um campo de futebol nos próximos meses, no bairro Igara. No entanto, alguns moradores são contrários à obra e se mobilizam para paralisá-la.

Uma das moradoras insatisfeitas com a obra é a professora Joelma Gonçalves, que reside em frente ao futuro campo. “Tememos pela violência, não temos segurança suficiente para um campo nesta área. Estão cedendo um local público para entidade privada”, destaca. Segundo ela, entidades como a Amarji e Igara Segura foram reativadas para apoiarem a causa. “Colhemos mais de 500 assinaturas e fomos ao Ministério Público.

Ainda segundo a moradora, o projeto não foi divulgado no bairro. “Entre Natal e o Ano Novo, máquinas vieram aqui e arrancaram tudo, inclusive ninhos de animais e árvores”, ressalta Joelma Gonçalves. Hoje, às 19h30, moradores debaterão o assunto. E, para semana que vem, está agendado um encontro com o prefeito Luiz Carlos Busato.

A Prefeitura informou, através da Secretaria de Comunicação, que o assunto será debatido em reunião, hoje, na Secretaria de Relações Institucionais, já que a obra iniciou no governo anterior.

A reportagem tentou contato com a direção do Grêmio São Cristóvão e  não obteve retorno até o fechamento da edição.

O que diz o projeto 

Em maio, a Prefeitura abriu inscrições para o Projeto Bairro Melhor. O Grêmio São Cristovão inscreveu o seguinte tema: “Construção de infraestrutura para utilização da praça esportiva no Loteamento Igara II”. Contudo, o local da obra, que custará aos cofres públicos R$ 80 mil, foi alterado após a contemplação, o que também causa reclamações dos moradores do bairro Igara.

Sem campo há três temporadas

O São Cristóvão mandava seus jogos no campo principal do Centro Olímpico Municipal (COM), também no bairro Igara, até 2013, quando o local foi destinado, pela Prefeitura de Canoas, aos times de base do Canoas e, posteriormente, Estância Velha, que vieram a disputar competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Desde então, o São Cristóvão manda seus jogos válidos pela Liga Canoense de Futebol (LCF) no campo do Harmonia.

Comentários