Canoense buscará o título gaúcho em 2017

Marina Ceresa | Divulgação
O Clube Cultural Canoense está garantido no Campeonato Gaúcho de Handebol 2017. E o técnico da equipe, André Furtado, garante a manutenção da base que conquistou o quinto lugar nesta temporada. “Também disputaremos o Handbeach, modalidade que vem crescendo. Teremos duas equipes: CCC/FD e CCC/Amigos”, projeta Furtado, que esteve na Assembleia Geral da Federação Gaúcha de Handebol (FGH), realizada em Torres.

No evento, a federação apresentou aos filiados os projetos e iniciativas para 2017, que envolvem ações que difundirão a modalidade, patrocinadores que farão ações de divulgação nos clubes, bem como ações junto às escolas públicas.

“Foi apresentado o plano da gestão 2016/2019. As ações da FGH terão o intuito de intervenção na formação técnica educacional e comportamental com foco no crescimento do esporte no Rio Grande do Sul”, destaca Furtado. Ao todo a entidade possui hoje 22 filiados.

AREIA
O Canoense atuará no Handebol de Areia com duas equipes, pelo fato de cada equipe ter apenas dez atletas, diferente da quadra, onde são 16.  Na equipe Clube Cultural Canoense/F.D atuarão Igor Diesel, Marcio Aires, Max Silva, Guilherme Toldo, Lucas Moraes, Valter Izaguirrez, Jeferson Land, Renan Adamatti, Maicon Passos, Bryan Bittencourt, Vinicius Silveira, Guilherme Gross, Jonatan Vanzella.

Já na equipe CCC/Amigos jogarão Augusto Machado. Eduardo Mezzacasa, Enio, Renato Malmann, Kaue Solano, Fernando Queiroz, Rafael Malmann, Murilo Teixeira, Vinicius Ely.

"Estamos nos reestruturando" 

Arquivo pessoal
O responsável técnico do Canoense comenta a participação no ano e o momento vivido pelo handebol gaúcho. “Ficamos em quinto no estadual, muito aquém do que éramos capazes. Estamos nos reestruturando para jogarmos 2017”, frisa André Furtado.

Na visão de Furtado, a modalidade vive momento de expansão, especialmente em Canoas. “Escolas, prefeituras e universidades estão investindo no handebol. Em 2017, teremos 87 times disputando o Gauchão, movimentando mais de mil atletas”, reitera.

Para o treinador, que tem passagem vencedora pela extinta equipe da Ulbra, a cidade tem capacidade de crescer muito no esporte. “Canoas tem um potencial admirável. O que nos falta é incentivo. O Clube Cultural Canoense tem incentivado a prática e, embora não tenhamos patrocínio, pretendemos jogar competições de grande porte na região Sul. Precisamos de atenção à formação, pois a cidade tem seis títulos gaúchos, o último lá em 2007”, conclui.

Cidade com tradição

O presidente da Federação Gaúcha de Handebol, Iradil Antonello, celebra a participação do Clube Cultural Canoense no Estadual. “O retorno de Canoas, município com tradição no esporte, é fundamental para ajudar a difundir o handebol no Rio Grande do Sul. A cidade sempre sediou os JIRGS e o Estadual e é importante que volte a sediar etapas do nosso campeonato”, comenta.

A entidade também apresentou as projeções para o Campeonato Estadual de Handebol de Areia, previsto para ser realizado nas cidades de Porto Alegre, Tramandaí, Capão da Canoa e a Fase Final em Torres. A entidade projeta se estruturar para nos próximos anos trazer uma etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia para o Rio Grande do Sul.

Crescimento da modalidade 

A FGH apresentou um crescimento e toda uma reformulação no ano de 2016, acompanhando o crescimento do Handebol Nacional, diferentemente de outras modalidades, o handebol tem apresentado bom publico nas competições de base e adulta, à exemplo de uma etapa do Handbeach que, em 2016, apresentou cerca de três mil expectadores, e a transmissão das finais do estadual, via Facebook, chegou a mais de quatro mil expectadores. A exemplificar os últimos resultados das seleções nacionais, que tiveram como modalidade de grande publico nas olimpíadas 2016, o Brasil tem hegemonia nas Américas no naipe feminino e está entre os grandes no masculino e quanto ao Handbeach no naipe masculino aconteceram sete campeonatos mundiais o Brasil esteve em seis finais sendo campeão em 4 oportunidades, já o feminino de sete edições esteve em quatro finais sendo campeão em três oportunidades.

Entidades que apoiam 

Demonstrando o crescimento do handebol estadual, para 2017 o campeonato que terá menos equipes será o Beach com seis no masculino e cinco no feminino, salienta-se a Base que terá a participação de 11 equipes no naipe mirim feminino. Outro fator determinante é o apoio que as prefeituras trazem para o esporte, Campo Bom auxilia a federação com várias sedes, Santa Maria sedia a Copa Mercosul, sem contar o apoio e incentivo ao crescimento do Handebol demonstrado por várias Prefeituras como torres que chegou ao quarto lugar no Brasileiro Cadete (categoria de 15 e 16 anos) e a 80% das finais estaduais. Outro fator determinante é a participação das escolas públicas como a E.E.E.M. Santos Dumond, o polivalente, de Santa Rosa que além de representar o Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares da Juventude ainda foi campeão estadual em outras oportunidades, sempre figurando entre os grandes no cenário estadual.

Comentários