Um tatame é pouco pra ele

Paulo Pires | Diário de Canoas
Quando Igor Machado pisa no tatame, a ideia de que subirá ao pódio logo em seguida é certa. Aos 14 anos, o canoense, morador do bairro Estância Velha, é uma das promessas do judô da Sogipa. Recentemente campeão pan-americano sub-15, na República Dominicana, ele ainda pratica jiu-jitsu, modalidade que também lhe rende conquistas.

Três semanas antes da conquista no Caribe, o judoca foi campeão brasileiro da mesma categoria. E Igor sabe que está chegando a hora de focar em uma só modalidade. Como sonha em ser campeão olímpico, não tem dúvidas do caminho a seguir. “Seguirei com o judô”, frisa, reconhecendo que as técnidas desenvolvidas no jiu-jitsu o ajudam quando veste o kimono da Sogipa.

No próximo final de semana, Igor Machado disputará a Seletiva Nacional, na Bahia, em busca de vaga na seleção brasileira, que irá ao circuito europeu de judô.

Sonho olímpico

Paulo Pires | Diário de Canoas
Com apenas 4 anos de idade, o pai de Igor, Márcio Oliveira, percebeu que seu filho era hiperativo e procurou um esporte para lidar com a característica. “Ele começou fazendo futebol, mas, logo em seguida, quis lutar. Então, levei até o (Clube Cultural) Canoense”, conta Oliveira, 44 anos. Três anos mais tarde, Canoas passou a ser apenas dormitório para o pequeno lutador, que foi treinar na Sogipa e estudar na capital. “Mau pai é meu grande incentivador, sempre me acompanha e dá força”, comenta o sogipano.

Machado está na categoria Sub-15 até 58kg, mas está treinando para disputar a seletiva na Sub-18 até 66kg. E o ambiente onde ele treina é repleto de atletas olímpicos. Antes da Olimpíada Rio 2016, treinou com Maria Portela. “Lá tenho muitos espelhos, gente que já foi à Jogos e outros que irão nos próximos”, destaca Igor, que pretende disputar a Olimpíada de 2024.

Seu colega de clube, o também canoense Daniel Borges Cargnin, serve de exemplo para Igor. “Ele até me vende os kimonos dele, é um exemplo”, conta. Já o ídolo internacional do canoense é o japonês Shohei Ono, medalha de ouro no Rio de Janeiro.

Títulos em 2016

Divulgação
Judô
Campeão Pan-Americano
Campeão Brasileiro
Bicampeão do Meeting Interestadual Interclubes
Campeão Jogos Escolares da Juventude
Octacampeão Regional
Tetracampeão Estadual por Equipes
Vice-campeão Sul-Brasileiro
Bronze nos Jogos Escolares da Juventude (individual)
Bronze na 5ª Copa Judô Club Ciudad de BS (Argentina)

* Ainda em 2016, o judoca sogipano conquistou títulos em torneios e copas dentro do Rio Grande do Sul e poderá conquistar ainda mais.

Jiu-jitsu
Campeão Sul-Brasileiro
Campeão Brasileiro

* Além de títulos e copas que ainda estão em disputa no Estado

Comentários