Opinião DC: 30 de setembro de 2016

Agafuc atrás de recursos

A Agafuc (Associação Gaúcha de Futebol para Cegos de Canoas) está captando recursos para crescer como entidade. De acordo com Vinicius da Silva Alves, um dos apoiadores, destaca que a Agafuc tem um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte onde empresas tributadas pelo lucro real podem destinar 1% do imposto de renda. O nome do projeto é Olhar No Presente Visão de Futuro e atenderá portadores de deficiência que participam da modalidade paralímpica Futebol de Cinco. Todos os integrantes da Agafuc são deficientes visuais, com exceção da comissão técnica e goleiros.

Medalhistas de ouro

Divulgação
A Agafuc contou com três atletas representando a Seleção Brasileira de Futebol de 5 na Paralimpíada Rio 2016. Um deles, Ricardinho, foi inclusive o porta-bandeira da delegação do Brasil no encerramento dos jogos e marcou gol na decisão. O time, multicampeão estadual e nacional, contou também com um atleta na seleção da Argentina. Mais informações sobre como auxiliar a Agafuc podem ser obtidas pelo telefone 8453-4407.

Falta de apoio ao esporte

A dificuldade da Agafuc em conseguir apoio não é novidade no Rio Grande do Sul. Apesar de contarmos com grandes empresas e das leis de incentivo criadas pelos governos, são poucas as que realmente apoiam o esporte, tanto amador como profissional. Parece que falta iniciativa dos gestores, pois dinheiro há. No vôlei, por exemplo, tivemos três representantes gaúchos na Superliga passada e, na atual, poderemos ter apenas um, o Vôlei Canoas, que também sofreu redução de investimento. Que as conquistas de guerreiros como Ricardinho sensibilizem os empresários.

Comentários