Campeão mundial agora é canoense

A adrenalina de descer ladeiras numa velocidade superior a 100 km/h a bordo de quatro rodinhas está longe de ser ficção para Carlos Augusto Paixão, 27, e Andrez Krob, 20. Ambos são praticantes da modalidade Speed do Skate Downhill e viajam hoje para o México, onde disputarão uma etapa do Campeonato Mundial.

Natural de Maringá (PR), Paixão chegou a Canoas em dezembro do ano passado e teve dois motivos para a mudança. “Minha namorada, que conheci em competição, mora aqui e, além disso, gostei do Rio Grande do Sul pela grande quantidade de lombas para os treinamentos”, destaca o atleta que, em 2015, sagrou-se campeão do mundo, após disputar provas nos continentes americano e europeu.

Em Canoas, Augusto Paixão tem a parceria de Andrez Krob. Este sim, canoense de berço, pratica o esporte desde 2013. Os dois se conheceram há três anos, durante competições pelo mundo e já viajaram juntos para Estados Unidos e Canadá. “Esperamos trazer ótimos resultados do México”, comenta Krob. A competição será na cidade de Guadalajara.

Busca por apoio

Há quatro anos participando de competições mundo afora, Carlos Paixão vive de patrocínios e de eventuais premiações. “Não dá para contar apenas com os prêmios, pois eles variam de uma etapa para outra. Por isso, entramos com projeto na Secretaria Municipal do Esporte em busca de apoio”, comenta. O objetivo da dupla é, a partir de mais recursos, participar de todas as etapas dos mundiais que estão por vir. “Assim as conquistas ficam mais próximas”.

Saiba como ajudá-los

As primeiras etapas, na Austrália e Nova Zelândia, não tiveram a presença dos dois, por fatores econômicos. Na China e Filipinas, a dupla também optou por não comparecer. “Seremos os únicos brasileiros no México e esperamos orgulhar os canoenses”, completa Krob. Quem tiver interesse em apoiar os atletas pode entrar em contato pelos e-mails cacpaixao@hotmail.com e andrez.krob@gmail.com.

Três dias

A competição no México começa na sexta-feira, com os treinos, e continua sábado e domingo, com as descidas que valem pontos. Ambos os competidores participam da categoria Open.

20 

É o total de etapas da International Downhill Federation (IDF) em 2016. Depois de Austrália, Nova Zelândia, Filipinas, China e México, haverá disputa nos Estados Unidos, Canadá, Áustria, República Tcheca, Itália, Alemanha, Espanha, Costa Rica, Peru e Brasil.

Há dois tipos de  competições da International Downhill Federation, World Cup, que dá mil pontos ao vencedor, e a WQS, cujo vencedor leva 650 pontos para casa. Para ser campeão do mundo, é necessário, ao menos, ter cinco conquistas da World Cup e outras duas do WQS.

129 

Mischo Erban acaba é dono do recorde mundial de velocidade na modalidade Downhill Skateboard. Ele atingiu 129.94km/h, em  2012.

Foto: Moreno Carvalho | Diário de Canoas

Comentários