Melhor idade já conhece carnês

Futebol para sempre é o lema destes apaixonados, que não largam a bola mesmo após completarem a melhor idade. E eles já conhecem o roteiro desta temporada, após a divulgação dos carnês dos campeonatos municipais Coroa (+55) e Sênior (+50), organizados pela Liga Canoense de Futebol (LCF). Os dias 16 e 17 de abril foram escolhidos, respectivamente, para as primeiras rodadas destas competições tradicionais que, independente de recursos, sempre ocorrem, já que têm os custos de arbitragem arcados pelos próprios clubes participantes.

O Municipal Coroa, que conta com 14 equipes, terá apenas um turno na fase inicial, diferente do Sênior - 12 times -, que contará com duas etapas antes dos mata-matas. “A diferença se dá pelo fato de fazermos uma competição +60 no segundo semestre, onde diversos atletas da categoria Coroa participam”, explica o 2º vice-presidente da Liga, Luis Tavares.

Outro campeonato previsto para o primeiro semestre é o Municipal Mirim (Sub-13), com início agendado para 30 de abril. Seis times já garantiram presença e as inscrições seguem abertas.

Coroa
1ª rodada - 16/4 
Grupo A
1º de Maio x São José
Oriente x Corinthians
Ajax x Mocidade
Grupo B
Harmonia x São Cristóvão/Hesch
Império x São Cristóvão
Barão x Rio Grande

FÓRMULA 
Jogos aos sábados, às 15h40. Todos contra todos, dentro das chaves, em turno único. Quatro de cada grupo avançam às quartas de final. As melhores campanhas decidem em casa.

Sênior
1ª rodada - 17/4 
Grupo A
Oriente x Canoas
Império x Vila Nova
Santa Tereza x Portão
Grupo B
Frigosul x 1º de Maio
Collziol x Harmonia 
Vasco x Rio Grande

FÓRMULA 
Jogos aos domingos, às 10 horas. Todos contra todos, dentro das chaves, em dois turnos. Quatro de cada grupo avançam às quartas de final. As melhores campanhas decidem em casa.

Vantagem

Na Liga Canoense de Futebol (LCF), não há gol qualificado, tampouco decisão por pênaltis. Em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, avança quem fez melhor campanha.

45

Apesar da idade avançada, as duas competições têm seus jogos com dois tempos de 45 minutos, fora os acréscimos. A diferença é que o jogador pode sair e voltar depois.

Assim como no ano passado, as categorias Infantil, Juvenil, Júnior, Adulto, Veterano e Master não devem ocorrer por falta de convênio entre Prefeitura e Liga Canoense de Futebol (LCF). A entidade deve bancar o Sub-11.

240
reais é o preço da arbitragem por jogo, valor dividido entre os times. No Coroa e Sênior, há apenas árbitro, sem assistentes. Nas finais, há trio.

Foto: Paulo Pires | Diário de Canoas

Comentários