Há 40 anos é tudo com ele na arbitragem

“É tudo comigo!”. A emblemática frase não poderia se encaixar melhor em outro alguém que não Osmar Rodrigues Machado. Nascido em Guarama, mas canoense de coração, o árbitro completou, em 2016, 40 anos de atividades em campos, quadras, areias e sintético. Dirigente da Federação Gaúcha de Futebol 7, é o único profissional que ainda apita após o “estouro” da idade, que é de 55 anos. Aos 65, ele foi homenageado com uma placa pela Associação de Árbitros de Futebol 7 do Estado. “É um orgulho para mim continuar apitando jogos pelo Rio Grande do Sul e ter o respeito de atletas e dirigentes”, comenta o profissional que, além daqui, também apitou em Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

No futebol 7, Osmar Machado é o único a ter apitado dez campeonatos brasileiros, sendo que há 25 anos faz parte do quadro da federação. Contudo, carrega muitas lembranças das outras modalidades em que atuou. “Na Areia, apitei um Brasil x Argentina, com grandes craques da bola. No futsal, lembro dos clássicos entre Enxuta e ACBF. Nos gramados, minha última atuação foi no jogo entre o extinto Canoas e São Paulo de Rio Grande”, conta.

Além de duas diretorias na FGF7, Osmar é presidente da Associação de Árbitros de Canoas e apita, em média, quatro jogos por final de semana. Agora, pergunte a ele se pensa em parar...

Foto: Paulo Pires | Diário de Canoas

Comentários