Queda no tie-break

Atuando pela primeira vez em Porto Alegre, o Lebes/Gedore/Canoas foi derrotado pelo Vôlei Brasil Kirin por 3 sets a 2 (25/23, 21/25, 17/25, 25/23 e 13/15). A equipe saiu na frente, permitiu a virada do adversário e buscou uma recuperação extraordinária no 4º set. No tie break, porém, prevaleceu a força do time de Campinas. O Canoas busca a recuperação nas próximas duas rodadas pelo interior do estado contra Bento Vôlei/Isabela e Voleisul/Paquetá Esportes.

A partida começou com o Lebes/Gedore/Canoas controlando as ações. Na primeira passagem de Léo Caldeira pelo saque, a equipe desestabilizou a recepção de Lucas Loh e teve ótimo aproveitamento nos contra-ataques. Nem os ataques de Wallace foram o suficiente para evitar a vitória dos donos da casa por 25 a 23.

Nos segundo e terceiro sets foi o inverso. O time de Campinas acertou o saque e reduziu as possibilidades de armação de jogadas do Canoas. Marcelo Fronckowiak variou a equipe com alterações em todas as posições. E, apesar de demonstrar recuperação, o Vôlei Brasil Kirin venceu as duas etapas por 25 a 21 e 25 a 17.

No quarto set, o drama tomou conta da partida. O treinador do Canoas optou pelas entradas de Evandro, Alê e Tarcísio nas vagas de Sandro, Bozko e Matheus. Apesar do equilíbrio inicial, o Vôlei Brasil Kirin abriu larga vantagem. No entanto, com bloqueios bem armados, o Lebes/Gedore/Canoas buscou sete pontos de desvantagem para igualar tudo no 17º ponto. A partir daí, foi uma batalha de side outs, com poucos erros de ataque. Até que, em dois erros do time de Campinas, o Canoas empatou a partida em dois a dois ao fazer 25 a 23 no quarto período.

Se o bloqueio foi importante na recuperação do set anterior, no tie break ele foi decisivo. Logo no início, Léo Caldeira e Tarcísio garantiram dois pontos no fundamento. A pequena vantagem, porém, foi essencial para tranquilizar a equipe. A arma de Vôlei Brasil Kirin foi responder nos saques. Em um ace de Wallace, os campinenses passaram à frente e, que ironia!, em um bloqueio, fecharam em 15 a 13.

- Foi uma ótima partida contra uma grande equipe. Nosso time oscilou um pouco devido a esta mescla entre jogadores experientes e outros mais novos. Mas espero que a recuperação no quarto set sirva de inspiração e exemplo sobre nunca desistir, e acho que estamos no caminho certo  - afirma o técnico Marcelo Fronckowiak.

Na próxima rodada, o Canoas enfrenta o Bento Vôlei/Isabela. A equipe viaja, no dia 26, a Bento Gonçalves para reeditar a final do Gauchão 2015. O jogo está marcado para as 20h, no Ginásio Municipal. No dia 1º de dezembro, é a vez de reencontrar Voleisul/Paquetá Esportes, em Novo Hamburgo. A equipe está na 10ª posição na Superliga com 4 pontos.

Foto: Matheus Beck | Vôlei Canoas

Comentários