Elas venceram seus maiores obstáculos

Essa é para aqueles que dizem que não praticam atividade física por falta de tempo. Uma diabética tipo 1 - aquele que necessita aplicação de insulina - e outra dentista, mãe de dois filhos acabam de realizar, juntas, uma façanha. Milena Klein, 23, e Karine Sommer Cruz, 38, completaram uma das provas mais tradicionais do triatlo mundial, o Ironman, no último dia 8, em Fortaleza (CE). E as duas se emocionam quando contam suas histórias, onde os obstáculos parecem pequenos comparados à dedicação de ambas.

Natural de Canoas, Milena Klein descobriu o diabetes aos 12 anos e encontrou no esporte uma forma de enfrentar o problema. Em seu segundo Ironman (também disputou o de Florianópolis, em 2014), conquistou o segundo lugar em sua categoria. Formada em Educação Física, tornou-se exemplo para Karine, sua aluna em uma academia.

"Treinamos juntas há praticamente dois anos e, com o tempo, a Karine foi disputando provas menores. Praticamos trialto seis dias por semana, em dois turnos, e o esforço foi recompensado. É um orgulho ter servido de inspiração e ajudado na preparação dela", comenta Milena Klein.

Conciliando trabalho, família e treinos 

Karine Sommer sempre gostou de praticar esportes. Nadava com frequência e, ao acompanhar a amiga no Ironman de 2014, ficou ainda mais empolgada com o desafio. Cirurgiã dentista, teve de conciliar trabalho, cuidado com os filhos e a rotina de treinamento. "Quem quer algo sempre arruma tempo. E graças ao apoio a família, consegui cumprir esta missão. Às vezes, tenho de abrir mão de horários no consultório para poder me dedicar aos treinos", conta Karine, que destaca ainda o grupo de amigos que a acompanha nas atividades. "Ter uma treinadora como a Milena é especial, sempre me incentivando a obter melhores resultados", destaca. "É uma rotina intensa, trocando salto alto, avental e calça jeans pelo tênis, toca de natação, etc", completa.

14 

Milena Klein terminou a prova de Fortaleza em 14h22min. Já a discipula Karine Sommer completou o percurso em 15h05min, após 3,8km de natação, 180km de pedalada e 42km de corrida.

Agora, elas se preparam visando o Ironman de Florianópolis, em 2016. Seria a primeira prova de Karine, mas Milena a convenceu a colega a competir em Fortaleza.

"A Karine é a primeira 'Ironmãe" de Canoas. Ser casada, mãe de dois filhos, dentista e ainda arrumar tempo para rotina intensa de treinos é espetacular".
Milena Klein,
Triatleta, falando sobre a discipula que incentivou a praticar o esporte

Bomba

Milena Klein usa uma bomba de insulina durante a prática esportiva. "Isso não me limita em nada, pelo contrário, dá ainda mais forças para vencer qualquer obstáculo".

Fotos: Paulo Pires | Diário de Canoas e Arquivo pessoal

Comentários