Canoense embarca para nova aventura

Mais uma pedalada rumo ao sonho de atravessar a Argentina de bicicleta começará a ser dada hoje. O ciclista Jorge Kaiser Júnior embarca de avião com os colegas André Brodt e Marcelo Becker. Quando chegar na cidade de Junin de Los Andes, eles terão pela frente 1.200km até Perito Moreno, onde estará concluída a terceira de quatro expedições previstas para que o objetivo de percorrer os 5.200km da mítica Ruta 40 seja finalizado.

Além de pedalar pela rodovia paralela a Cordilheira dos Andes, os três aventureiros escalarão o Cerro Piltriquitrón, uma montanha de 2.260 metros de altitude localizada na cidade de El Bolsón. Pela primeira vez, Kaiser terá companhia. "Será essencial tanto na questão física como psicológica. São dois ciclistas de experiência que ajudarão muito", comenta o canoense, que pedala há 20 anos em competições da Federação Gaúcha de Ciclismo e, aos poucos, tomou gosta pela aventura.

Durante a expedição de 11 dias, são esperadas temperaturas de 20 graus negativos. “Será a mais complicada de todas”, projeta.

SAIBA MAIS 

Em novembro de 2011, Jorge Kaiser realizou a primeira expedição do projeto, onde percorreu 1.200 quilômetros entre as cidades de Mendoza e Junin de los Andes. Lá, ainda escalou o Cerro Penitentes nos Andes Centrais; o Cerro de la Virgen, no norte da Patagonia; e o vulcão Lanin, próximo a região dos lagos.

Em outubro de 2012, voltou à Argentina para sua segunda expedição do projeto. Percorreu 1.818 quilômetros entre La Quiaca e Mendoza, atravessando o passo de montanha Abra del Acay, onde a Ruta 40 chega a quase 5.000 metros de altitude. Escalou o Cerro Terciopelo, na região da Puna; e o Cerro Banderita Norte, nos Andes Centrais.

Foto: Divulgação

Comentários