Vôlei Canoas intensifica treinamento para aprimorar a preparação física

Embora apresentado recentemente, o elenco do Vôlei Canoas já completa três semanas de exames clínicos e trabalhos físicos. Nesta semana, os jogadores intensificaram a preparação para chegar ao Gauchão, no final de agosto, com a preparação física ideal. Um dos testes mais pesados foi um circuito realizado na quadra de areia, seguido por treinamentos de defesa no solo de menor impacto.

Apesar dos trabalhos intensos, o técnico Marcelo Fronckowiak não se apressa em ter o time ideal neste momento. Ele entende que cada atleta deve estar preparado fisicamente antes de colocar sua proposta tática. No entanto, aproveita alguns treinos para introduzir seu pensamento:

- Precisamos nivelar o grupo tecnicamente e fisicamente antes. São paradas muito longas após a Superliga para quem não participa do calendário internacional, o que acaba atrapalhando a parte física. Por outro lado, temos tempo para descanso, preparação, introdução do pensamento tático da equipe e avaliação das virtudes e deficiências dos atletas. O trabalho mais intensivo agora vai dar a condição ideal para que eles suportem a pressão no momento determinante - afirma Fronckowiak.
Os atletas já realizaram exames, como o eletrocardiograma de esforço, para medir a condição clínica cardíaca, e a cineantropometria, para pegar medidas e a composição corporal. Ainda farão uma avaliação funcional de movimento (FMS), avaliação isocinética e testes de salto em plataforma de força. A sobrecarga inicial, segundo o preparador físico Guilherme Berriel, é para criar uma reserva de desempenho para uma temporada longa:
- Trabalhamos para deixá-los com a forma física homogênea. No meio das competições não tem como. Cria-se um trabalho agora para não comprometer o rendimento depois e dá um lastro para aguentarem a temporada toda - diz.
Foto: Matheus Beck | Vôlei Canoas

Comentários