Grêmio tem meia fazedor de gols na base

O meia Felipe Tontini foi titular em metade dos jogos do Grêmio na primeira edição do Campeonato Brasileiro Sub-20 organizado pela CBF. Mesmo assim, foi artilheiro do time, tendo marcado três dos cinco gols gremistas na competição. O Tricolor não avançou para a segunda fase, mas o desempenho do atleta agradou.
- Claro que esperamos, sempre, fazer o maior número possível de gols, mas três em quatro jogos foi incrível! – vibra Tontini.
Felipe Tontini mostrou estrela já no jogo de abertura do Brasileiro Sub-20, contra o Corinthians, no Pacaembu. No primeiro minuto em campo, tendo saído do banco de reservas, ele marcou o segundo gol do Grêmio na vitória por 2 a 1, no Pacaembu. Na segunda partida, contra o Vitória, Tontini também entrou no segundo tempo e, 14 minutos depois, fez o gol de empate em 1 a 1. Titular na derrota de 2 a 0 diante do Coritiba, ele também iniciou o jogo diante do Flamengo, no qual fez o segundo gol gremista. No final, empate em 2 a 2.

Somados os acréscimos, Felipe Tontini esteve em campo 225 minutos no Brasileiro Sub-20. Em média, fez um gol a cada 75 minutos. Descontados os acréscimos, foi um gol a cada 69 minutos em campo.
- Jogamos no sistema tático 4-2-3-1. Na maioria dos jogos, atuei como meia de centro, à frente dos volantes. Somente no jogo contra o Coritiba, joguei mais recuado, como segundo volante. Atuamos em uma formação diferente devido a suspensão do Kaio – explica.
Felipe Tontini, 1,83m, é paranaense de Foz do Iguaçu. Ele chegou ao Grêmio no final de 2011, aos 16 anos de idade, vindo do Guarani/SP. Em 2012, conquistou, pelo Tricolor, um título internacional, a Raiffeisenbank Vorallgäu Cup, na Alemanha. No mesmo ano, foi vice-campeão brasileiro sub-17, fazendo gol na final contra o Inter. Em 2013, Tontini foi artilheiro do Grêmio na Taça BH de Futebol Júnior. Em 2014, tornou-se campeão gaúcho sub-20 – título que o clube não conquistava desde 2007 – e foi vice da Copa Sul-Fronteira de profissionais. No primeiro semestre de 2015, foi um dos destaques do time na Copa São Paulo, em que o Grêmio chegou às quartas-de-final.

FICHA TÉCNICA

Nome: Felipe Tontini da Silveira
Nascimento: 16/07/1995 (19 anos), em Foz do Iguaçu/PR
Altura: 1,83m
Peso: 70kg
Posição: Meia-atacante

Foto: Rodrigo Fatturi | Grêmio FBPA

Comentários