Ex-zagueiro do Zequinha está em Portugal

O zagueiro Rafael Goiano foi um dos destaques da campanha do São José, no Gauchão. O time de Porto Alegre chegou a liderar o campeonato. O jogador atuou em 13 das 15 partidas da equipe, em todas como titular. Rafael foi capitão do Zequinha em sete desses jogos. Com essa bagagem, chamou a atenção do Clube Desportivo de Mafra, da Segunda Liga Portuguesa. A estreia ocorreu no último domingo, dia 26, num empate em amistoso com o time B do Sporting Lisboa.
- Estou gostando da cidade. É bem tranquila. Ainda não deu tempo de conhecê-la, devido aos treinamentos. O futebol, aqui, é de muita pegada e marcação forte, mas com correria, também. É o estilo do Gauchão, mas o jogo é mais rápido – compara Rafael.
O C.D. Mafra é de um município do mesmo nome, com cerca de 76 mil habitantes, a pouco mais de 40 quilômetros de distância da capital, Lisboa. Com 50 anos de fundação, completados em maio, o clube acaba de conquistar, pela primeira vez, o acesso à Segunda Liga, que equivale a uma Série B nacional. Na temporada 2014/2015, o Mafra conquistou o Campeonato Nacional (terceira divisão portuguesa), desbancando outras 79 equipes.

A Segunda Liga Portuguesa 2015/2016 começa no dia 7 de Agosto. Serão 24 equipes na disputa, com apenas duas vagas para a elite. Além de clubes tradicionais, como Chaves e Aves, a competição conta com os times B de Porto, Benfica, Sporting, Braga e Vitória de Guimarães. A estreia do Mafra será no dia 8, fora de casa, contra o Gil Vicente. A estreia oficial na temporada, porém, acontece antes: neste domingo, dia 2, em casa, contra o Leixões, pela Taça da Liga.

O elenco principal do Mafra conta com 13 estrangeiros: seis atletas do Brasil, três de Cabo Verde, dois da China (um deles, de Macau), um da França, um da Nigéria. O técnico é português: Jorge Neves.

Aos 25 anos de idade, Rafael Goiano está tendo sua primeira experiência internacional. No Brasil, atuou, profissionalmente, em clubes de cinco estados diferentes, dentre eles, Ferroviária/SP e Boa Esporte/MG.

FICHA TÉCNICA

Nome: Rafael Mattos dos Santos (Rafael Goiano)
Nascimento: 22/01/1990 (25 anos)
Posição: Zagueiro
Altura: 1,88m
Peso: 83kg
Clubes: C.D. Mafra/POR (atual), São José/RS, Boa Esporte/MG, Ferroviária/SP, Comercial/SP, Paracuru/CE e Ipitanga/BA

Foto: Jorge Marques Fotografia | Divulgação

Comentários