Rafael faz sucesso no São Paulo

Ainda é cedo, se passaram apenas sete rodadas, mas terminar o primeiro turno da primeira fase do campeonato estadual mais difícil do país com o melhor retrospecto entre as 63 agremiações que disputam a competição é algo a ser ressaltado. O São Paulo Futebol Clube jogou sete partidas e venceu seis. O líder do Grupo 5 tem um aproveitamento de 86%, marcou 18 gols, sofreu apenas três e ainda detém o posto de equipe mais disciplinada da chave, o que pode trazer vantagens em etapas posteriores, de acordo com o regulamento.

O goleiro gaúcho Rafael de Lacerda Fernandes, que chegou ao Tricolor em janeiro de 2014, é um dos atletas que compõem o grupo do atual campeão paulista da categoria. O São Paulo tem a filosofia de optar por revezamento entre os arqueiros sub-15. Nas sete partidas disputas até o momento, quatro atletas já foram relacionados para a função. Rafael teve a oportunidade de atuar em duas partidas completas como titular e foi feliz em ambas, nas vitórias de 3 a 0 sobre o Nacional, fora de casa, e na de 4 a 1 sobre a Portuguesa de Desportos, atuando como mandante, no CT de Cotia. O Campeonato Paulista é longo, dividido em seis fases, vai até o dia 28 de novembro. Se chegar à final, o São Paulo jogará 32 partidas e  Rafael terá muitas oportunidades de defender a camisa 1 são-paulina.

Antes de entrar em campo pelo Estadual, o camisa 1 atuou na Copa Ouro, torneio com equipes do interior do Estado de SP, e teve a oportunidade de fazer parte da campanha da conquista do terceiro lugar na 22ª edição da Copa Nike, que foi disputada na cidade de Porto Feliz/SP. A equipe são-paulina, que brigou pelo título até a última partida, estabeleceu um recorde na história da competição, ao terminá-la com 16 gols marcados. Os meninos do São Paulo terminaram a primeira fase da Copa Nike de forma invicta, vencendo Ponte Preta (3×0), Grêmio (2×0), Cruzeiro (4×1) e Coritiba (4×0). O clube brasileiro já foi campeão da etapa nacional cinco vezes: 1998, 2002, 2006, 2007 e 2009, além de ter sido campeão mundial em duas ocasiões: 2002 e 2009. Perde apenas para o Barcelona, que tem uma conquista a mais.
“Tivemos a troca de treinador, a implantação de um novo esquema tático desde a Copa Nike e vem dando certo. Fico muito feliz quando posso ajudar o São Paulo com as vitórias”, disse o goleiro Rafael de Lacerda Fernandes. 
A próxima partida do Tricolor Paulista pelo Estadual é no sábado, 30 de maio, quando recebe o São Caetano no Centro de Treinamentos Laudo Natel, em Cotia/SP. No primeiro turno, a equipe são-paulina venceu por 1 a 0.

Crédito da foto: Kokka Sports | Divulgação

Comentários