Meia do Grêmio confiante para o Brasileiro Sub-20

Após a boa participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em que chegou em sétimo lugar dentre os 104 participantes, o time sub-20 do Grêmio se prepara para o primeiro Campeonato Brasileiro da categoria organizado pela CBF. O Tricolor fará o jogo de abertura, dia 2 de Junho, às 19h30min, em Barueri, diante do Corinthians. Destaque na “Copinha”, em janeiro, o meia Felipe Tontini confia em mais uma boa campanha.
- Estamos nos preparando. Fizemos jogos-treinos contra equipes profissionais. Estamos num bom nível para a estreia - diz Felipe Tontini.
Quem comandava a equipe até a última semana era James Freitas, que tornou-se técnico interino do time principal. Os treinos passaram a ser dirigidos pelo treinador da categoria sub-19, Luiz Gabardo Junior.
- Estou muito feliz pelo James. Ele merece muito essa oportunidade na carreira pelo trabalho que vem fazendo – afirma Tontini.
Na Copa São Paulo, com James no comando e Felipe Tontini como destaque, o Grêmio venceu dois de seus três jogos na primeira fase. Eliminou o Paraná Clube, nas segunda fase, e o Goiânia, nas oitavas. Felipe Tontini fez um dos gols diante do Goiânia. Além disso, se destacou nas assistências. O time parou apenas nas quartas-de-final diante do Botafogo/SP, que acabaria vice-campeão. Meia elegante, Tontini chamou a atenção pela visão de jogo.

Felipe Tontini, 1,83m, é paranaense de Foz do Iguaçu. Ele chegou ao Grêmio no final de 2011, aos 16 anos de idade, vindo do Guarani/SP. Em 2012, conquistou, pelo Tricolor, um título internacional, a Raiffeisenbank Vorallgäu Cup, na Alemanha. No mesmo ano, foi vice-campeão brasileiro sub-17, fazendo gol na final contra o Inter. Em 2013, Tontini foi artilheiro do Grêmio na Taça BH de Futebol Júnior. Em 2014, tornou-se campeão gaúcho sub-20 – título que o clube não conquistava desde 2007 – e foi vice da Copa Sul-Fronteira de profissionais.

FICHA TÉCNICA 

Nome: Felipe Tontini da Silveira
Nascimento: 16/07/1995 (19 anos), em Foz do Iguaçu/PR
Altura: 1,83m
Peso: 70kg
Posição: Meia-atacante

O TORNEIO

O primeiro Campeonato Brasileiro Sub-20 organizado pela CBF conta com os 20 primeiros clubes no Ranking Nacional. Eles foram divididos em quatro chaves de cinco equipes cada. Após jogarem em turno único – quatro partidas por time, duas em casa, duas fora – as duas melhores de cada grupo avançam para os quadrangulares semifinais, que serão disputados em turno e returno. Apenas o campeão de cada um dos dois quadrangulares avança para final, em ida e volta. Abaixo, as chaves da disputa.

A) Atlético/PR, Fluminense, Internacional, Ponte Preta e São Paulo
B) Corinthians, Coritiba, Flamengo, Grêmio e Vitória
C) Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Goiás e Palmeiras
D) Atlético/MG, Bahia, Santos, Sport e Vasco

Imagem: Reprodução Grêmio TV | Premiere

Comentários