Gaúcho brilha em Portugal

O atacante Tiago de Leonço, 22 anos, chegou ao Leixões apenas em Fevereiro. Em menos de dois meses, com quatro gols e três assistências, ele já contribuiu para distanciar o clube da zona de rebaixamento da Segunda Liga Portuguesa. Com 107 anos de história, 25 deles passados na Primeira Liga, o Leixões vive dificuldades financeiras, que não são segredo para ninguém, em Portugal. Assim, a permanência na Segunda Liga está sendo muito valorizada. Faltando 10 rodadas, são 11 pontos de vantagem sobre o Marítimo “B”, primeiro time da zona de rebaixamento.
- A torcida gosta de mim. Estou me sentindo muito à vontade. Como não temos grande risco de cair, a meta passa a ser pontuar o máximo possível nas rodadas que restam - diz Tiago.
Tiago de Leonço estreou pelo Leixões na 26ª rodada, a terceira do returno. Ele participou de nove jogos como titular, e de outros dois, entrando no decorrer do segundo tempo. O primeiro gol saiu logo na primeira partida em que atuou os 90 minutos, na 28ª rodada, contra o Chaves. Na partida seguinte, mais 90 minutos, mais um gol, diante do Aves. Tiago voltaria a marcar na 34ª rodada, em jogo com gol e assistência, contra o Atlético. O quarto gol de Leonço saiu no compromisso mais recente do Leixões, pela 36ª rodada, diante do Oliveirense.

Nessa quinta-feira (26), o Leixões fez um jogo-teste com o Moreirense, 10º colocado na Primeira Liga. Tiago de Leonço marcou o gol no empate em 1 a 1. A retomada no Campeonato Português está marcada para o dia 4 de Abril, contra a equipe “B” do Sporting. O Leixões ocupa o 14º lugar dentre 24 participantes. Sua sede fica em Matosinhos, município de 175 mil habitantes, na região metropolitana do Porto.

CARREIRA

Atacante tanto de lado quanto de referência, Tiago de Leonço passou pelas categorias de base na dupla Gre-Nal. No Inter, seu técnico foi André Jardine. No Grêmio, foi comandado por Andrey Lopes, atual auxiliar-técnico de Dunga na Seleção Brasileira principal. Dentre os colegas de Tiago, no Grêmio, estiveram o zagueiro Saimon e o volante Fernando, hoje no Shakhtar Donetsk.

Ainda na base, Tiago de Leonço foi considerado o jogador-destaque da Copa FGF sub-19 de 2012, pelo Novo Hamburgo, que chegou à semifinal e acabou eliminado mesmo sem perder para o Grêmio. Um antes, já profissionalizado, ajudou o Lajeadense a chegar à final da Copa da Federação (naquela edição, chamada Copa Laci Ughini), vencida pelo Juventude.

A transferência para Portugal se deu em 2013. Tiago foi para o Santa Clara, clube dos Açores que revelou o artilheiro Pauleta. Fora da primeira divisão desde 2003, o Santa Clara manteve-se longe do rebaixamento na temporada 2013/2014.

Tiago é representado pela Championsdek, criada por Jorge Baidek. A empresa tem escritórios em Porto Alegre e Lisboa.

Fotos: Arquivo Pessoal

Comentários