Com o melhor do mundo para buscarmos o tetra

AGAFUC: busca mais um título no Regional Sul para cegos
Canoas -  Desembarcam hoje na cidade as delegações de Pelotas, Porto Alegre e São Paulo, para os jogos do Campeonato Regional Sul de Futebol de 5, o futebol de cegos, que será realizado de amanhã até domingo, no Centro Esportivo São Luís. E a equipe da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc), de Canoas, conta com o incentivo da torcida para buscar o tetracampeonato.

Para o treinador Rafael Dorneles, o apoio dos canoenses será fundamental. “Queremos lotar o ginásio. Este é um campeonato importante, três das cinco equipes são da série A e só visamos o título. Teremos quatro campeões mundiais, dois da nossa equipe e dois das equipes de São Paulo", destaca.

A quadra do Centro Esportivo foi adaptada para o torneio. Além da força das arquibancadas, Canoas conta com aquele que é considerado o melhor do mundo na modalidade. “Estamos focados, temos a nosso favor o fato de jogar em casa. Estamos bem treinados e vamos assegurar o título pra Canoas”, ressalta Ricardinho.

O sonho do camisa 10 é continuar atuando por Agafuc e Seleção Brasileira em auto nível. “Tenho autocrítica e sei no que posso melhorar. Cada vez que jogo, os times têm marcação especial pra mim, então, tenho que achar estratégias”.

Sonho superou todas dificuldades

RICARDINHO: desde os 16 anos atua por nossa Seleção
“Sempre tive o sonho de ser jogador, mas quando perdi a visão achei que nunca mais poderia jogar bola. Aos 10 anos, conheci o Futebol de 5, quando voltei a sonhar e fui atrás“, destaca Ricardinho, que perdeu a visão aos 8 anos e, aos 16, foi convocado pela primeira vez à Seleção. “A formação de um atleta paralímpico é muito complexa, uma pessoa com deficiência visual tem que ter um lugar especifico para praticar esporte.

Ricardinho já jogou em Porto Alegre, João Pessoa, e, em 2012, recebeu o convite para atuar em Canoas, no time que tem apoio da Prefeitura. “O projeto de futuro de Canoas me deixou mais perto de casa, tenho amigos no time e, atualmente, treino na única quadra adaptada do Estado com banda lateral, que é obrigatória nos jogos. Juntei o útil ao agradável e vou para a minha quarta temporada aqui”.

Participantes - Além da Agafuc, participam do torneio a Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (Asdefipel), Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) de Porto Alegre, a Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais (APADV) de São Bernardo/SP, e o Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (Cesec) também de São Paulo. O time canoense estreia amanhã, 9 horas, diante da Acergs.

Fotos: Divulgação e Alisson Moura/PMC

Comentários