Zagueiro do Botafogo sonha com título da Copinha

No próximo domingo, 25, dia do 461º aniversário da capital paulista, Botafogo de Ribeirão Preto e Corinthians fazem a final da 46ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Enquanto o Timão, maior vencedor da competição, busca o nono título, o time do interior de São Paulo quer erguer o troféu pela primeira vez na história.

O técnico botafoguense Rodrigo Fonseca tem uma equipe base, mas adota a filosofia de valorizar todo o grupo de jogadores e os utiliza em rodízio, conforme a necessidade do jogo e a estratégia do adversário. O zagueiro Gabriel tem sido uma destas importantes peças na surpreendente campanha do Pantera Tricolor. O atleta de apenas 18 anos, que participa pela primeira vez do principal torneio nacional da categoria e atuou em todas as partidas até chegar à decisão, revela que está confiante para a grande final.

- Nada é por acaso no futebol. Chegamos até aqui por merecimento. A confiança que já era grande desde o período de preparação com o empate no amistoso contra o São Paulo foi aumentando na medida em que fomos avançando e eliminando equipes com tradição no futebol brasileiro. Estou muito feliz e orgulhoso de poder representar a comunidade de Ribeirão Preto e os torcedores do Botafogo nesta final. Muitos nem imaginavam que poderíamos chegar e fizemos uma grande campanha, eliminando fortes equipes. Mas queremos mais e estamos confiantes – comentou.
Antes de derrotar o Palmeiras na semifinal, o time de Gabriel eliminou seu homônimo carioca na segunda fase, o Fluminense nas oitavas de final e o Grêmio nas quartas. Na fase de classificação deixou para trás as equipes do Lemense/SP, do Fortaleza/CE e do Independiente/PA.

A difícil tarefa de evitar o eneacampeonato do Corinthians, atual campeão brasileiro

O Corinthians, adversário de domingo, é o maior vencedor do torneio, vai em busca do nono título. Para se ter ideia da força do clube da capital na competição, esta será a 16ª final da equipe do Parque São Jorge, que em 2014 ficou com o vice-campeonato ao perder para o Santos por 2 a 1. E se não bastasse toda esta tradição, o Corinthians ainda conta com a base do time campeão da 9ª edição do Brasileiro sub-20 recentemente realizado no Rio Grande do Sul, em dezembro do ano passado. Portanto, o Botafogo precisará de mais uma jornada heroica para se sagrar o melhor entre 104 equipes que iniciaram a Copa São Paulo. O zagueiro Gabriel tem ciência da dificuldade, mas acredita muito no potencial coletivo para superar mais esta barreira.
- Acompanhamos alguns jogos do Corinthians. É um time muito forte, especialmente no ataque. Mas como o professor Rodrigo (Fonseca) sempre diz: “precisamos nos superar a cada dia e sermos melhores que ontem”. Deus irá nos iluminar como consequência de muito trabalho. Temos muito vivo o sonho do título. Estamos unidos, confiamos um no outro e nos sentimos em condições de vencer o Corinthians – finalizou.
Para a grande finalíssima o técnico Rodrigo Fonseca não poderá contar com o capitão Lineker, que cumpre suspensão automática em virtude do cartão vermelho recebido na vitória de 2 a 1 sobre o Palmeiras, em Barueri, na semifinal. Esta é a segunda oportunidade que o Botafogo tem para conquistar o título. A outra vez que chegou à final foi em 1983. No entanto, naquela ocasião, o Pantera fora derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 1.

Campanha das equipes na competição:

Botafogo-SP 4 x 2 Fortaleza-CE
Botafogo-SP 2 x 2 Lemense-SP
Botafogo-SP 4 x 0 Independente-PA
Botafogo-SP (9) 1 x 1 (8) Botafogo-RJ
Botafogo-SP 3 x 2 Fluminense-RJ
Botafogo-SP 2 x 1 Grêmio-RS
Botafogo-SP 2 x 1 Palmeiras-SP
* Sete jogos, cinco vitórias e dois empates; 18 gols marcados e nove sofridos.

Corinthians-SP 3 x 1 Guaicurus-MS
Corinthians-SP 4 x 0 Rio Branco-AC
Corinthians-SP 4 x 0 Barueri-SP
Corinthians-SP 5 x 1 Grêmio Prudente-SP
Corinthians-SP 2 x 0 Gioás-GO
Corinthians-SP 4 x 2 São Caetano-SP
Corinthians-SP 3 x 0 São Paulo-SP
* Sete jogos, sete vitórias; 25 gols marcados e quatro sofridos.

Gabriel Borges Celestino, atleta agenciado pela Championsdek Sport Representantions, é natural de Franca, cidade do interior de São Paulo. Iniciou trajetória no futebol representando as cores alvinegras do Internacional local. Aos 15 anos se transferiu para o Velo Clube de Rio Claro para disputar seu primeiro campeonato paulista. Aos 17 disputou o Estadual da categoria pelo Francana, despertando interesse do Botafogo, clube com o qual tem vínculo até hoje. Entre as principais características do atleta estão a boa impulsão, somada a excelente estatura, o que lhe confere certa facilidade na bola aérea e o aguerrimento com que disputa as jogadas.

FICHA TÉCNICA
Nome: Gabriel Borges Celestino
Nascimento: 16/04/1996 (18 anos)
Naturalidade: Franca-SP
Altura: 1,93m
Peso: 80 kg
Posição: Zagueiro

Clubes
2013 – 2015 | Botafogo-SP
2012 | Francana-SP
2011 | Velo Clube-SP
2006 – 2010 | Internacional-SP (Franca)

Crédito das fotos: Arquivo pessoal | Gabriel

Comentários