Números que explicam a liderança do returno

CANOAS: Dennis é o 5º maior pontuador da Superliga
Canoas - O crescimento do Vôlei Canoas a partir do segundo turno da Superliga tem chamado a atenção em todo o País. A entrada de Evandro e Alê na equipe titular e o retorno de Dennis, que estava lesionado no final do turno, simbolizam a melhora do time que busca melhorar a participação das suas duas primeiras participações na principal competição do vôlei nacional, quando chegou em 6º lugar. E uma rápida olhada nos rankings individuais do torneio torna possível perceber por que o clube canoense é o líder do returno com quatro vitórias em quatro jogos. Os jogadores aparecem entre os 10 melhores atletas na maioria dos rankings individuais de cada fundamento.

O oposto Angel Dennis foi o maior pontuador até a metade do 1º turno. Na partida contra o Sesi, pela 7ª rodada, ele sentiu uma lesão na coxa e desfalcou a equipe por quase um mês. Ainda assim, o desempenho acima da média no returno o coloca na 5ª colocação entre os marcadores com 216 pontos.

Outro atleta que evoluiu e agora está em duas listas de melhores por posição é o ponteiro Rodrigo Quiroga. O argentino é o 4º melhor atacante com 37,5% de aproveitamento e o 9º melhor na recepção com 46,18%. Números tão bons são, de acordo com o estatístico Xanxa, reflexo do crescimento da equipe ao longo da competição.

Recepção equilibrada e ataque eficaz

Xanxa lembra que o entrosamento do time demorou a chegar, pois a preparação iniciou mais tarde do que as outras equipes. "Também jogamos muitas partidas sem o grupo completo, o que atrapalhou a formatação da equipe. O ataque começou de maneira modesta, mas hoje é confiável e com uma boa média de rendimento", ressalta o estatístico. Ele destaca que a entrada de Alê trouxe tranquilidade e equilíbrio na recepção, o que faz com que o Quiroga apareça individualmente. “Com um ataque forte, uma recepção mais equilibrada e saques forçados, ganhamos confiança e volume de jogo no sistema defensivo”, analisa.

Saque é ponto forte da equipe

Mesmo fundamentos em que Canoas não se destaca são importantes para o equilíbrio do time. Xanxa cita o aproveitamento do central Tiago Barth no saque como exemplo. O meio-de-rede ocupa a 12ª posição entre os sacadores com 5,85% de média, a melhor entre os canoenses. No entanto, apresenta uma evolução constante refletida nos seis aces da última partida essenciais à vitória do Canoas.
O time volta a quadra na quarta-feira, 28, em casa, contra o Vôlei Brasil Kirin.

DESTAQUES

Maiores pontuadores
1- Escobar, Minas - 270 pontos
5 - Dennis, Canoas - 216 pontos

Ataque
1 - Lucarelli, Sesi - 41,78%
4 - Quiroga, Canoas - 37,50%
12 - Dennis, Canoas - 31,28%

Bloqueio
1 - Igor, São Bernardo - 27,72%
10 - Tiago Barth, Canoas - 20%
14 - Gustavo, Canoas - 16,33%

Saque
1 - Lipe, Taubaté - 15,04%
12 - Tiago Barth, Canoas - 5,85%

Defesa
1 - Serginho, Sesi - 34,51%
5 - Jeffe, Canoas - 14,67%

Levantamento
1 - William, Cruzeiro - 41,54%
8 - Evandro, Canoas - 28,19%

Recepção
1 - Canuto, Minas - 60%
9 - Quiroga, Canoas - 46,18%

Foto: Matheus Beck/Vôlei Canoas

Comentários