Ex-Grêmio curte rotina de atuar no Centenário

Douglas vai para seu segundo campeonato uruguaio
O centroavante Douglas Starnley vive, há oito meses, a realidade da primeira divisão do Uruguai. Jogar no lendário estádio Centenário, em Montevidéu, começa a se tornar uma rotina para o atacante do Atenas. Prestes a completar 22 anos de idade, o jogador fez parte da história de outro grande estádio da América do Sul, o Olímpico. Douglas esteve em campo na final da Copa Sub-19 da Federação Gaúcha de Futebol, dia 1º de dezembro de 2012. O empate em 1 a 1 com o Guarani de Venâncio Aires garantiu ao Tricolor a última comemoração de título naquele que foi o estádio do Grêmio por quase 50 anos.

A experiência no Atenas tem servido de aprendizado para Douglas. Apesar do excelente cabeceio e do porte de centroavante, ele tem testado sua versatilidade no futebol uruguaio.
- Cheguei a jogar de segundo volante e na meia. Pouco atuei de centroavante - conta o jogador, que tem a companhia de um ex-colega de Grêmio, o zagueiro Gérson.
Douglas Starnley é mineiro de Nova Era, município do interior, com, aproximadamente, 17 mil habitantes. Antes de defender a base do Grêmio, atuou, também, em América/MG e Atlético/MG. No América, atuou ao lado do lateral Danilo, hoje no Porto e na Seleção Brasileira. Douglas passou por Novo Hamburgo/RS, 15 de Campo Bom/RS e Baraúnas/RN até chegar ao Atenas, em maio de 2014.

Fundado em 1928, o Clube Atlético Atenas é de San Carlos, no Sul do Uruguai, cidade vizinha a Punta Del Este, a cerca de 130 quilômetros da capital. Suas cores são azul marinho e vermelho. Intitulado “Maior campeão do Interior”, filiou-se à Federação Uruguaia de Futebol apenas em 2001. Subiu pela primeira vez à elite em 2009. Caiu no ano seguinte, mas voltou no ano passado. Douglas ajudou o Atenas a fazer história, com o 9º lugar no Torneio Apertura, à frente do Danúbio, que vinha de conquistar o título nacional. Douglas participou de 11 dos 15 jogos do time, sendo sete como titular.

Em pré-temporada desde o dia 12 de janeiro, o Atenas fez um amistoso contra o Danúbio, que se prepara para a Libertadores, e perdeu por 1 a 0. Um novo teste está marcado para este sábado, dia 24, contra o Rentistas, que também disputa a primeira divisão. A estreia no Torneio Clausura está marcada para 14 de fevereiro, contra o River Plate.

FICHA TÉCNICA

Nome: Douglas Starnley Ferreira
Nascimento: 11/02/1993 (21 anos), em Nova Era/MG
Posição: Atacante
Altura: 1,87 m
Peso: 84 kg
Clubes: Atenas/URU (desde 2014), 15 de Novembro/RS, Baraúnas/RN, Novo Hamburgo/RS, Grêmio/RS (base), Atlético/MG (base) e América/MG (base)

Foto: Arquivo pessoal

Comentários