Vôlei Canoas é tricampeão gaúcho fora de casa

Não poderia ser mais emocionante a final do Gauchão 2014 de vôlei masculino. Reunindo os dois representantes da Superliga, a decisão foi definida no tie break. Por fim, o Vôlei Canoas conseguiu vencer a Voleisul/Paquetá Esportes por três sets a 2, em Novo Hamburgo, e conquistou seu terceiro título estadual consecutivo.

O jogo começou com o equilíbrio esperado. O pouco mais efetivo que Voleisul foi no bloqueio, porém, deu a vantagem necessária à equipe da casa para administrar o set e fechar em 25 a 18. A resposta de Marcos Miranda na etapa seguinte foi forçar o saque e corrigir o posicionamento da defesa. Ao mesmo tempo, a equipe da casa mantinha a eficácia na rede e garantia contra-ataques. No entanto, foi justamente em um bloqueio de Tiago Barth na reta final do set que o Canoas assumiu dois pontos de vantagem. O oposto de Voleisul, Lenadrão, ainda salvou o set point com um ace. Mas Gustavo fechou a porta no ponto seguinte para empatar a partida com 26 a 24 no segundo período.

O terceiro set se encaminhava para mais uma etapa equilibrada até o Vôlei Canoas descobriu uma fórmula: saque tático de Paulo Renan, bloqueio agressivo para conquistar os contra-ataques e ataques pelo meio de rede. Os gigantes Barth e Gustavo se transformaram em uma muralha instransponível, o que deu tranquilidade à equipe para virar o jogo com 25 a 21 no 3º período em uma bola rápida de meio do campeão olímpico.

Se o 4º set teve nome, foi tensão. Com bons saques e um ace de Alê, o Canoas largou na frente. O contragolpe veio da mesma forma. Voleisul passou a sacar bolas mais lentas e a dificultar a recepção do atual bicampeão. O resultado foi a retomada da liderança no placar até empatar mais uma vez a partida e forçar o tie break - 25 a 22 em um bloqueio em Jardel na saída de rede.

O 5º set foi ainda mais nervoso. Voleisul se manteve à frente no marcador até a chegada de Paulo Renan ao saque. Com o levantador fazendo magia, e Quiroga - o melhor em quadra - e Barth inspirados, o Canoas virou e ainda abriu vantagem em quatro pontos. Depois, apenas administrou para comemorar o terceiro título consecutivo em um saque errado da Voleisul.

Canoenses comemoram superação

- É uma equipe que começou a preparação dois meses de atraso e acabou sendo formada tardiamente. Além disso, o plantel é reduzido. Mas todas essas dificuldades fizeram com que nos dispuséssemos a trabalhar ainda mais e nos preparar muito de forma a enfrentar todos de igual para igual. Jogamos uma competição paralela (Superliga), o que faz com que o intervalo entre jogos fosse menor. Mesmo assim, valorizamos o campeonato, porque serve como preparação à competição nacional. Vencemos com mais prazer devido a essas dificuldades. A decisão foi justa, reunindo duas equipes que se equiparam. Felizmente, no final, prevaleceu nossa experiência - disse o técnico campeão Marcos Miranda.

Hamburguenses satisfeitos

- Nós perdemos uma grande oportunidade - resumiu o técnico da Voleisul/Paquetá Esportes, Paulo Roese. O capitão da equipe, Rafinha Almeida, destacou a evolução do time. - Nós chegamos no mesmo patamar que eles (Vôlei Canoas),  entramos na principal divisão da Superliga Masculina e estamos brigando por uma vaga para a próxima fase da competição - ressaltou. Esta foi a segunda vez que a Voleisul/Paquetá Esportes, criada há um ano, disputou um título. A primeira aconteceu em abril, quando foi vice-campeã da Superliga Masculina B.

Crédito da foto: Matheus Beck | Vôlei Canoas

Comentários