André Jardine deixa o Grêmio invicto

Com a reestruturação do comando das categorias de base, André Jardine não faz mais parte do quadro de funcionários do Grêmio. Ele chegou ao clube em setembro de 2013 após dez anos trabalhando nas categorias de base do Internacional. Comandou a equipe sub-17 até fevereiro deste ano. Depois, assumiu o time sub-20, conquistando um título que o Grêmio não alcançava desde 2007. Posteriormente, foi técnico interino da equipe profissional no Campeonato Brasileiro e trabalhou como auxiliar na comissão técnica principal.

André Jardine, 35 anos de idade, deixa o Grêmio sem ter perdido um jogo sequer nos campeonatos estaduais. Em 2013, o treinador chegou com o Gauchão sub-17 em andamento. Foram sete partidas, com cinco vitórias e dois empates, incluindo um clássico Gre-Nal. Pela equipe sub-20, em 2014, foram 18 jogos no Gauchão, com 16 vitórias e dois empates: aproveitamento de 92,6%. Dentre as vitórias, destaca-se o Gre-Nal da primeira fase: 2 a 0, em Eldorado do Sul. Somando os dois campeonatos estaduais, o Grêmio de Jardine teve, em 25 jogos, 21 vitórias, quatro empates, nenhuma derrota.

Jardine só não comandou o time sub-20 nos dois jogos finais do Estadual, contra o São José, pois já estava fazendo parte da comissão técnica do grupo profissional. Quando o técnico Enderson Moreira foi demitido, após o jogo do primeiro turno do Brasileirão contra o Coritiba, Jardine foi o treinador da equipe principal no jogo contra o Vitória, em Salvador. Após um primeiro tempo de amplo domínio tricolor, com gol de Barcos, os baianos venceram por 2 a 1. Jardine seguiu como integrante da comissão técnica principal até retornar para as categorias de base para trabalhar diretamente com a coordenação.

VANTAGEM EM GRE-NAIS

Nos dez anos em que trabalhou no Internacional e no ano em que dirigiu times de base no Grêmio, André Jardine construiu uma estatística impressionante em Gre-Nais. Em 35 jogos como técnico, Jardine obteve 17 vitórias, 15 empates e três derrotas. No Grêmio, foram três clássicos. Além do empate e da vitória nos estaduais, o Tricolor venceu o clássico válido pela Copa Santiago 2014: 2 a 0.

REVELAÇÕES

Na base do Grêmio, Jardine trabalhou com jogadores que subiram para o grupo principal, casos do volante Wallace, do meia Leandro Canhoto e do atacante Everton. No Internacional, trabalhou, dentre outros, com o meia Fred, o atacante Eduardo Sasha e volante Rodrigo Dourado.

FUTURO

No mercado, André Jardine espera voltar a trabalhar em breve. Tem bons contatos com executivos de base de clubes brasileiros e, em outro momento, recusou convites para treinar equipes profissionais.

FICHA TÉCNICA
Nome: André Soares Jardine
Data de Nascimento: 08/09/1979 (35 anos)
Local: Porto Alegre/RS
Formação: Educação Física (UFRGS)

Principais títulos
Bicampeonato da Copa Santiago 2010/2011 (Inter)
Bicampeonato gaúcho Sub-20 2011/2012 (Inter)
Campeonato Gaúcho Sub-20 2014 (Grêmio)
Copa FGF Sub-19 2011 (Inter)
Copa Espírito Santo Sub-17 (Inter)
Copa do Brasil Sub-15 (Inter)

Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA | Arquivo

Comentários