Tem gaúcho em um dos melhores mandantes da Europa

Em sete jogos em casa, seis vitórias e um empate. Este é o retrospecto, como mandante, do CSKA Sofia, líder do Campeonato Búlgaro, cinco pontos a frente do segundo colocado, o Ludogorets, que disputa a Liga dos Campeões da Europa. O aproveitamento em casa, de 90,5%, é um dos melhores dentre todos os campeonatos nacionais europeus. E era de 100% até a rodada anterior, quando o CSKA empatou em 0 a 0 com o Slavia.

- Em casa, nosso time joga de modo muito agressivo. Pressionamos o adversário na saída de bola durante o jogo inteiro. Não deixamos o outro time ter posse de bola, sempre com o embalo da nossa torcida, nos empurrando para cima - diz o volante brasileiro Edenilson.

Gaúcho de Carlos Barbosa, Edenilson, de 27 anos, está em sua terceira temporada no futebol da Bulgária, a primeira no CSKA, maior campeão do país. Foram dois anos no Cherno More, da cidade de Varna. Antes, havia jogado na Itália e na Bélgica. No Brasil, defendeu Mogi Mirim/SP, Esportivo/RS, Brasil de Pelotas/RS e Juventude/RS. Marcador no meio-campo, ele também gosta de arriscar chutes de fora da área. Já foram dois gols assim na temporada. O mais recente foi contra o Litex, pelo campeonato nacional. O gol pode ser visto abaixo.


Na última rodada, contra o Slavia, outro chute de Edenilson quase dá ao CSKA a sétima vitória em sete jogos em casa no campeonato. O lance pode ser visto aos 30 segundos deste vídeo >> PARA VÊ-LO, CLIQUE AQUI

Edenilson conta que sempre foi de arriscar chutes de longa distância.

- Graças a Deus, esse sempre foi um dos meus pontos fortes. Desde muito cedo, eu batia com precisão e força na bola.

O próximo jogo do CSKA, pela 15ª rodada, será neste domingo, dia 9, contra o lanterna Haskovo.

- Aqui na Bulgária, os jogos fora de casa são sempre muito difíceis mesmo que seja contra o lanterna. Esses times menores têm campos pequenos, onde não é fácil jogar, mas devemos ir para lá com a mesma postura dos jogos em casa. Queremos manter nossa vantagem na liderança e talvez ampliá-la - afirma Edenilson.

MELHORES MANDANTES NOS PRINCIPAIS CAMPEONATOS EUROPEUS

ALEMANHA: Bayern de Munique – 6 jogos, 6 vitórias
ESPANHA: Valência – 5 jogos, 5 vitórias
FRANÇA: Lyon – 7 jogos, 6 vitórias, 1 empate
INGLATERRA: Chelsea – 5 jogos, 5 vitórias
ITÁLIA: Roma – 5 jogos, 5 vitórias; e Juventus – 4 jogos, 4 vitórias
PORTUGAL: Braga – 4 jogos, 4 vitórias

Foto: Divulgação

Comentários