Juventude larga em vantagem na final da Copa Serrana

Na noite desta quarta-feira, 12, o Juventude fez uma ótima exibição no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis, e saiu na frente no primeiro jogo da final do Campeonato Paulo Sérgio Poletto, a Copa Serrana. Brenner, duas vezes, e Alan Schons fizeram os gols juventudistas. Rafael Alemão descontou para o VEC. Com o placar de 3 a 1 sobre o time da casa, o alviverde de Caxias do Sul pode até perder por 2 a 0 na partida de volta, que fica com o título da competição. A grande decisão que vai apontar o campeão inicia às 17h do próximo domingo, em Farroupilha, no Estádio das Castanheiras, local onde o Ju tem mandado seus jogos.

A partida

Logo a dois minutos, o time do Juventude mostrou que apesar de jovem tinha a iniciativa. Kelvy limpou jogada na intermediária e serviu Brenner. O atacante chutou colocado e a bola explodiu no travessão. Aos 17, o Verdão abriu o marcador. Brenner recuperou bola na frente da área, entrou a dribles e finalizou com categoria, no canto esquerdo do goleiro para fazer o primeiro do Ju no jogo e o nono dele na competição.

Os outros três tentos do jogo aconteceram na segunda etapa. Depois de perder pelo três chances claras de gol, o Juventude sofreu o empate. Em bola alçada na área, Rafael Alemão concluiu de cabeça para igualar o placar. 1 a 1. Mais uma vez, a equipe do técnico Tiago Nunes deu mostras de maturidade e seguiu imprimindo seu ritmo de jogo com naturalidade. Aos 29, Dener cobrou falta na pequena área e Alan Schons completou de cabeça para colocar o Papo na frente outra vez. O terceiro gol foi do artilheiro Brenner. Ele recebeu de Abraão, invadiu a área e chutou na saída do goleiro para dar números finais ao primeiro jogo da decisão. 3 a 1.

O Juventude que foi a campo teve Elias; Duda, Giordano, Klaus e Victor; Juninho, Alan Schons (Flávio), Abraão e Dener (Guilherme); Kelvy (Augusto) e Brenner. Técnico: Tiago Nunes.

O treinador Tiago Nunes se mostrou muito satisfeito com o desempenho dos seus comandados, mas segue pregando um comportamento de humildade.

- Fizemos um grande jogo, especialmente na segunda etapa, onde criamos muitas chances de gol. No entanto, é preciso muito foco e muita seriedade para este último jogo. Achar que está ganho é o primeiro passo para a derrota. Tivemos muitas dificuldades contra o Veranópolis nas outras duas partidas, uma inclusive dentro da nossa casa, local do próximo confronto. Confiamos muito neste elenco e naquilo que podemos fazer, mas temos mais 90 minutos para confirmarmos tudo o que construímos durante a competição – alertou. 

Em busca do título para coroar campanha

A equipe sub-20 treinada por Tiago Nunes vem crescendo a cada jogo e neste terceiro duelo contra o Veranópolis na competição conseguiu se impor mesmo diante de um adversário forte dentro da própria casa. Vale lembrar que na fase anterior o time Pentacolor eliminou o Ypiranga de Erechim, campeão da Divisão de Acesso de 2014. As duas partidas anteriores entre Ju e VEC haviam terminado empatadas em 1 a 1.

O Juventude já atuou 15 vezes nesta Copa Serrana, conquistando nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, ainda na estreia, para o Ypiranga de Erechim. A equipe caxiense tem a segunda melhor defesa entre todas as 21 equipes das três copas regionais. Sofreu apenas nove gols, o que dá uma média de 0,6 por partida – o Novo Hamburgo sofreu oito, mas tem uma partida a menos. Em termos ofensivos os números também são expressivos. O Juventude tem o terceiro melhor ataque com 29 gols, quase dois por jogo, ficando atrás somente de Novo Hamburgo e Internacional, finalistas da Copa Metropolitana.

O campeão da Copa Serrana se junta ao campeão da Copa Metropolitana (Inter ou Novo Hamburgo) e a Grêmio e Lajeadense para a disputa da Supercopa Gaúcha. Como o time de Lajeado foi o vencedor da Copa Fernandão e está na final da Sul-Fronteira, o Grêmio herdou a vaga. O campeão da Supercopa tem direito a disputar a Série D do Brasileiro em 2015. Caso o vencedor seja Grêmio, Inter ou Juventude, que já estão em séries superiores no Nacional, outro time (Novo Hamburgo ou Lajeadense) pode ficar com a vaga.

Confira a trajetória do time sub-20 do Juventude, que vem surpreendendo diante de equipes profissionais na Copa Serrana:

Fase classificatória
Ypiranga 2 x 1 Juventude
Juventude 1 x 1 Veranópolis
Marau 0 x 1 Juventude
Juventude 5 x 0 Garibaldi
Juventude 0 x 0 Panambi
Esportivo 1 x 1 Juventude
Juventude 1 x 0 Esportivo
Panambi 1 x 2 Juventude
Garibaldi 0 x 5 Juventude
Juventude 4 x 1 Marau
Veranópolis 1 x 1 Juventude
Juventude 0 x o Ypiranga

Semifinais
Juventude 3 x 1 Esportivo
Esportivo 0 x 1 Juventude

Finais
Veranópolis 1 x 3 Juventude
Juventude x Veranópolis (Domingo, 16 , às 17h)

Crédito: Arthur Dallegrave | EC Juventude

Comentários