Juniores do Grêmio iniciam busca por título inédito

O Grêmio estreia nesta quarta-feira, dia 24, na Copa do Brasil Sub-20. O adversário será o Avaí/SC, às 19h30min, na Ressacada, em Florianópolis. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o Tricolor já estará nas oitavas de final, onde enfrentaria Vitória/BA ou Náutico/PE – na primeira partida, 0 a 0; jogo de volta, quinta-feira, em Salvador. Se o Grêmio não fizer essa dierença, haverá jogo de volta na Arena, quarta-feira, dia primeiro de outubro, às 19h.

O Grêmio foi o clube gaúcho que mais longe chegou na competição. Em 2012, alcançou as quartas de final. Em 2013, as semi. A geração é talentosa. Não fosse pela paralisação na justiça deportiva, o Campeonato Gaúcho de Juniores poderia ter coroado o grupo campeão após uma campanha fantástica: em 18 jogos, foram 16 vitórias e dois empates.

André Jardine, alçado a auxiliar da equipe profissional, treinava a equipe. Há algumas semana, o comando passou para Raul Cabral, que foi auxiliar técnico justamente do Avaí. Ele tem comandado a base do time na Copa Sul-Fronteira de profissionais, que o Tricolor lidera, após oito rodadas.

ALGUNS DESTAQUES

Felipe Ferreira: Meia habilidoso, com passagem pelos juvenis do Palmeiras, foi protagonista no time sub-20 que sobrou no estadual. Marcou um dos gols da vitória no Gre-Nal, que terminou 2 a 0. Natural de Brasília/DF, completou 20 anos de idade em abril.

Felipe Tontini: Com 1,83m de altura e 70 kg, o meia se destaca pela mobilidade. Veio para o Tricolor ainda muito menino, trazido do Guarani de Campinas. Tem 19 anos, completados em Julho.

Leandro Canhoto: Fez gol pelo Grêmio no Campeonato Gaúcho 2014. Veio do Brasil de Pelotas. Foi relacionado por Felipão para quatro jogos no Brasileiro e um da Copa do Brasil. Completará 20 anos de idade em novembro.

Vini: Com 1,88m de altura, o atacante Vinícius (ou Vini) é bom no cabeceio, mas se destaca, também, com a bola no pé. Tem 19 anos de idade. Também fará 20 em novembro.

COMPETIÇÃO

A Copa do Brasil é disputada por 32 times: 20 clubes da Série A e 12 da Série B do Brasileiro. Os jogos são eliminatórios, em ida e volta. A única fase em que uma equipe pode se classificar sem a necessidade do jogo de volta é a primeira. O atual campeão é o Santos, que derrotou o Criciúma na final. Em 2012, na primeira edição, o campeão foi o Vitória, tendo como vice o Atlético Mineiro.

Foto: Montagem Kokka Sports

Comentários